04/01/2022

Retrospectiva 2021 do Ubuntu Notícias – Portal de Comunicação do Cariri Oeste Cearense

Lucélia Muniz

Ubuntu Notícias, 04 de janeiro de 2022 (editado em 06/01/2022)

@luceliamuniz_09 @ubuntunoticias @agenciaclick__

Começamos o ano de 2021 anunciando a posse do Prefeito, Vice-Prefeita e Vereadores do município de Nova Olinda-CE. Este evento que se deu de forma virtual reforçava a matéria onde o Governador Camilo Santana prorrogava o decreto de final de ano proibindo eventos sociais e corporativos em virtude do contexto pandêmico. Ainda em janeiro o Prefeito Dr Ítalo Brito Alencar anunciava a lista de secretariado de sua gestão.

Ainda sobre política - Encontro reúne prefeitos de 11 municípios do Cariri Oeste – uma articulação para reativar a Associação dos Municípios do Cariri Oeste (Amcoeste). Santana do Cariri-CE sedia o II Encontro entre Secretários de Turismo da Rota Cariri - Santana do Cariri, Barbalha, Nova Olinda, Juazeiro do Norte, Crato e Assaré. Idilvan Alencar abre chamada de projetos para destinação de emendas parlamentares pela população.

Emendas do deputado Idilvan Alencar são liberadas para o município de Nova Olinda. Deputado Idilvan Alencar fala sobre a necessidade de um “pacto pela recuperação da aprendizagem”.

13 de Maio em Altaneira é marcado por apresentação de Plano de Combate ao Racismo e de Promoção da Equidade.

Ativista cultural Vavá Gois (Assaré-CE) lança projeto de incentivo e preservação da cultura popular na Região - “Projeto Cultura Por Todo Canto em Todo Lugar”.

Na Academia de Letras do Brasil/Seccional Regional Araripe-CE era anunciado o lançamento do Volume II da Coletânea PATRONOS. O lançamento desta obra coletiva que contou com a publicação de 11 autores se deu através de um Webinar. Escritora Maria de Fátima Araújo Teles (Brejo Santo-CE) lança o livro "A Lenda da Pedra da Batateira". Pastor Adriano Gomes (Nova Olinda-CE) lança o Livro - FUI CHAMADO, E AGORA? – Ouvindo, entendendo e atendendo ao chamado de Deus.

E a Escritora Tereza Mara de Oliveira (Salitre-CE) presenteou a Equipe da Agência Click com algumas de suas obras: Uma História Centenária – Pedro Martins Aragão: um cidadão à frente de seu tempo; “Receitas” de Vida: D. Dolores Aragão; Passagens para Alma com fotografias de Carolina Nalon, Larissa Monti, Paula Prado e Raquel Rocha.

Academia de Letras do Brasil/Seccional Regional Araripe-CE define nova Diretoria para a Gestão Biênio 2022-2023. Reunião de coordenadas de posse do Centro de Tecnologia Mineral do Cariri-CTMC/Nova Olinda-CE. A Academia Cearense de Literatura de Cordel (ACLC) reuni-se virtualmente em Assembleia Geral para posse efetiva de novos membros.

Lançamento do Curso Educação para as Relações Étnico-Raciais (Codin/Seduc) e Campanha Ceará Sem Racismo (Ceppir/SPS). E a Poetisa Indra Dias Timoteo (Araripe-CE) tem publicação na Obra Coletiva "Festival: Vamos Fazer Poesia". Escritor Germá Martins (Tarrafas-CE) lançará seu primeiro Romance Benjamim e Açucena. E o Escritor Antônio Hélio da Silva (Araripe-CE) tem a Crônica ORGASMOLOGIA NA CAATINGA publicada na Coletânea IMORTAIS IV pela Academia de Letras do Brasil/ALB.

Lançamento do livro “Liberdade entre Muros” no Instituto Cultural do Cariri (ICC), de autoria de educadoras do CEJA e estudantes internas na Cadeia Pública Feminina de Crato-Ceará. Professor Luiz Guilherme Brito Petrola Bastos comenta o Tema da Redação do ENEM 2021: “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”. Questão do ENEM aborda o Documentário “O menino que fez um museu” que tem como protagonista o jovem Pedro Lucas Feitosa | CRATO-CE. Escritor Germá Martins (Tarrafas-CE) participa do lançamento de uma Antologia na ALB/Ceará onde tem publicação de sua autoria.   

Governo Municipal de Altaneira-CE, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo implanta o Projeto Mestres da Cultura de Altaneira “saberes e fazeres para toda a vida”. Equipamento Cultural de Assaré, Instituto O Canto do Patativa passou a integrar a Rede Cariri Literário.

No campo da Ciência, o nova-olindense Carlos Antonio Muniz Martins, descreve nova espécie de caranguejo amazônico. E na Saúde – O Prefeito Dr Ítalo Brito Alencar apresentou o Plano de Vacinação para o imunizante do Covid-19. Um dia importante para o Brasil - a aprovação, pela Anvisa, do uso emergencial de duas vacinas contra a Covid (CoronaVac/Butantã e Oxford/Fiocruz). E nós registramos com emoção os primeiros nova-olindenses a receberem o imunizante, uma centelha de esperança foi acesa. Governador Camilo Santana solicita testagem do Convid-19 em todos os profissionais da rede estadual de ensino. Idosos de Nova Olinda-CE recebem a vacina contra o Covid-19.

Liga de Enfermagem em Neurociências da URCA (Crato-CE) promove Mesa Redonda online sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Na Educação tivemos a colaboração do Professor Guilherme Petrola comentando o tema da Redação do ENEM 2020 – “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”. E eu recebi de presente e fiz a leitura de uma obra que é uma verdadeira relíquia - Origem do povo nova-olindense: Livro “Kariu – A Cultura de um Povo Guerreiro”. Secretaria da Cultura de Nova Olinda-CE realiza a reabertura da Biblioteca Municipal Laurênio Alves Feitosa. O jovem nova-olindense, Vandbergue Santos Pereira, conclui Doutorado em Microbiologia Médica pela UFC. Estudantes do Centro de Educação Básica (CEB) de Nova Olinda-CE participam da maior competição de Matemática do mundo - a competição teve origem na França e é administrada globalmente pela Associação Canguru sem Fronteiras (Association Kangourou sans Frontières - AKSF).

Professora Valdenia (Sítio Barreiros/Nova Olinda-CE) desenvolve o Projeto Varal Literário de incentivo à leitura. Professora Lílian Feitosa (Nova Olinda-CE) desenvolve o Projeto “De Tapera a Nova Olinda: contos e encantos da nossa história”. GeoLive promovida pelo Prof. Me Alyson Santos (Nova Olinda-CE) promove uma conversa entre Brasil e Alemanha. Projeto com a construção de brinquedos lança desafio para alunos do Ensino Fundamental exercitarem a criatividade (Nova Olinda-CE).

Integrantes do projeto Clube do Livro da Escola Campos Sales tem participação no documentário “Narrativas nordestinas sobre as vivências educacionais a partir da pandemia”. Escola profissional de Nova Olinda realiza edição virtual do CAFÉ LITERÁRIO: a literatura como fonte de conhecimento com o Escritor Flávio Morais. Turma do Curso Técnico em Redes de Computadores 2020 da EEEP Wellington Belém de Figueiredo de Nova Olinda desenvolve Projeto Social sobre o Cuidado na Disseminação de Fake News e os Perigos da Internet.

Professor Reginaldo Venancio (Altaneira-CE) no time de professores-autores cearenses responsável por produzir Material Educacional para o estado. Wallace Alves da Costa, estudante da Escola Wellington Belém de Figueiredo, tem Redação selecionada no resultado da Etapa Regional do CONCURSO REDAÇÃO ENEM: CHEGO JUNTO, CHEGO A 1.000! Edição 2021.

Nova Olinda-CE realiza a IV Conferência Municipal da Educação e a I Conferência Municipal Popular da Educação. Educador nova-olindense, João Lucian, é um dos selecionados para a 1ª Turma da Jornada Educadores da Cidadania da Mobis Educação. Escola Wellington Belém de Figueiredo (Nova Olinda-CE) realiza Dia Nacional da Consciência Negra com Leitura Poética: Refletir para Conscientizar.

Projeto BANCO MONETÁRIO da EEEP Wellington Belém de Figueiredo se classifica para a Etapa Estadual do CEARÁ CIENTÍFICO DIGITAL 2021. Deputado Idilvan Alencar apresenta relatório do Sistema Nacional de Educação (SNE). Colégios Medalhistas da região do Cariri na OCHE 2021. Estudante da escola Profissional de Nova Olinda tem produção textual selecionada pelo Programa Parque Escola Virtual. Estudante da escola Profissional de Nova Olinda é medalhista na Olimpíada de Matemática do IFCE. Estudantes da Escola Profissional de Nova Olinda são Destaques nos Jogos Escolares do Ceará 2021 | ETAPA ESTADUAL. Formatura do ABC 2021 do Centro de Educação Básica-CEB | NOVA OLINDA-CE.

Nova-olindense, Dra Alexia França, cola grau em Medicina pela UFCA em formatura virtual. Professor Sandro Cidrão é homenageado em São Paulo dando nome ao Centro de Educação Infantil do Instituto Bevenuto. Inauguração da Biblioteca Caminho do Conhecimento | SANTANA DO CARIRI-CE.

E a Agência Click de Nova Olinda realiza o Sarau Virtual – Elas em Versos. Lançamento da Cartilha Gênero e Violências pela Frente de Mulheres do Cariri no YouTube e Facebook. Projeto Saber Ancestral realiza ação para arrecadação de doações de materiais (livros, revistas, artigos, pappers, e etc) de incentivo a valorização da cultura afrobrasileira e indígena.

Lançamento do Documentário Museus Orgânicos do Cariri. Marca Ciências da Terra lança a “Coleção Meu Cariri” em Desfile de Moda da Lojinha da Casa Grande | NOVA OLINDA-CE.

E o agricultor Zé Artur (Nova Olinda-CE) recebe o Prêmio Ambientalista Joaquim Feitosa da Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Ceará. Inauguração da Praça Pet Lilica em Nova Olinda-CE. Nova Olinda realiza a I EXPONOVA – Exposição Agropecuária, Feira da Agricultura Familiar e Artesanato.

E no Esporte - Atletas de Wushu Sanda das cidades de Altaneira, Nova Olinda e Tarrafas participam do treino da Seleção Brasileira de Kung Fu Wushu. Nova Olinda tem Campeão Jovem e Veterano na Copa MTB Altaneira. 18ª CORRIDA CIDADE JUAZEIRO/5ª CORRIDA JUAZEIRINHA – ON-LINE conta com a participação de Luis Carlos, atleta nova-olindense. Os atletas Luis Carlos e Mateus Leandro (Nova Olinda-CE) garantem 1º lugar em prova de atletismo realizada no Estado do Piauí.

Deputado Idilvan Alencar participa da inauguração de Areninha em Nova Olinda-CE. Atletas Altaneirenses classificados para a SELEÇÃO CEARENSE DE KUNGFU WUSHU 2021. Atletas de Nova Olinda conquistam vagas para o 31º Campeonato Brasileiro de Kung Fu Wushu. II Graduação de Jiu Jitsu e XV Graduação de Muay Thai | ALTANEIRA-CE. Prefeito Dariomar Rodrigues institui o Programa Auxilio Atleta em Altaneira-CE.

Santana do Cariri recebe evento de Capoeira “5º Venha Vadiar”. Equipe de Nova Olinda é Campeã do Desafio 3 Horas MTB de Altaneira – 2021.

E no campo das Artes - Artistas caririenses participam de acervo de exposição em Buenos Aires com o tema "Cultura caririense, naturaleza y sustentabilidad", promovida pela Agence Wally. Jovem Artista nova-olindense, Filipe Alves, é um dos vencedores do 71º Salão de Abril e destaque na Arte Contemporânea Brasileira. I SEMANA POVO E TERRITÓRIO CARIRI é realizada em evento com formato virtual.

O estilista Ronaldo Fraga veio ao Cariri Cearense para criar a coleção Terra de Gigantes que abriu a temporada N51 do São Paulo Fashion Week. História de vida do Professor e Culturalista Sandro Cidrão e seu Museu em Santana do Cariri tem divulgação no Canal do YouTube “Nois Pelo Mundo [Oficial]”.

Parceria com o Programa Ceará diVerso no Quadro Eu-Lírico com as Poesias de Juan Di Brechó Guimarães. Ciclo Sons do Sertão Caririense - Conjunto Cordas & Ferros e Convidados se apresentam no Sonoridades das Práticas Sertanejas no Cariri Cearense | POTENGI-CE.

Salão Inovart recebe doações de mechas de cabelos numa ação do Instituto Amor em Mechas – Transformando Vidas | NOVA OLINDA-CE. Ongs assareenses realizam a Campanha “Fios de Amor”.

A tradicional Festa de São Sebastião aconteceu de forma adaptada em função do contexto pandêmico. A programação a ser realizada no período de 10 a 20 de janeiro seguiu alguns protocolos adotados em prevenção a Covid-19. No interior da igreja, por exemplo, a capacidade foi reduzida para receber cerca de 90 pessoas, apenas, respeitando as medidas de distanciamento. A novena e a missa foram transmitidas pelas redes sociais da paróquia.

Muitos casais disseram SIM diante de nossas câmeras e foi uma bênção assistir muitos Enlaces Matrimoniais: Fabiana e Adelailton (Altaneira-CE); Vitória e Cristiano (Nova Olinda-CE); Claudiane e Antonio Filho (Nova Olinda-CE); Fernanda e Wanderson (Santana do Cariri-CE); Antonia e Eduardo (Altaneira-CE); Daiana e Eduardo (Antonina do Norte-CE); Bruna e Robério (Santana do Cariri-CE);  Suzy e Luan (Santana do Cariri-CE); Adriana e José (Santana do Cariri-CE); Daiane e Wendel (Santana do Cariri-CE); Nayara e Marcos (Santana do Cariri-CE); Rhuana e Renato (Crato-CE); Vivian e Thacyano (Altaneira-CE); Camila e Erivaldo (Nova Olinda-CE); Cleide e Osmar (Nova Olinda-CE).

Vibramos quando o jovem Samuel Costa recuperou sua carteira, depois de ter perdido os documentos e o salário do mês. Seu Antonio que encontrou a carteira e a devolveu nos deu um exemplo de honestidade. E nos levamos esta matéria para a pauta do CETV da TV Verdes Mares Cariri.

A Comunidade Católica Filhos Amados do Céu (FAC) completou 12 anos da sua fundação. O nosso Ceará completou 222 anos de emancipação política. Evento online debate os 94 anos do Fogo das Guaribas e a Saga de Chico Chicote. Potengi Canta Luiz Gonzaga e Zé Dantas – Homenagem ao Centenário de Zé Dantas via live no YouTube. 177 anos do nascimento do Padre Cícero Romão Batista de Juazeiro do Norte-CE. 112 anos da vida e obra do Poeta Patativa do Assaré são comemorados em programação virtual.

Blog Negro Nicolau (Altaneira-CE) celebra 10 anos em encontro virtual com colunistas e colaboradores. 51ª Missa do Vaqueiro em Serrita-Pernambuco. A Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006) completou 15 anos. Aniversário do Ubuntu Notícias: e de repente já são 12 anos na rede! | DESDE 19 DE SETEMBRO DE 2009. 13 Anos da Agência Click em Nova Olinda-CE | ANIVERSÁRIO.

Mestre Espedito Seleiro (Nova Olinda-CE) completa 82 anos. Dona Nailza (Crato-CE), avó do Professor Guilherme Petrola, completa 85 anos. 103 anos da Senhora Raimunda Felipe de Oliveira Alves (Santana do Cariri-CE).  103 anos da Senhora Maria Correia Araújo (Nova Olinda-CE). 91 anos do meu Tio Onofre Trajano (Nova Olinda-CE).

Em 2021 demos adeus a muito conhecidos, muitas famílias perderam seus entes queridos para o Covid-19 ou outras enfermidades/fatalidades: Francisco Antônio de Sousa (Santana do Cariri-CE); Dona Valdecy (Nova Olinda-CE); Dona Deza (Nova Olinda-CE); Helio Lacerda (Nova Olinda-CE); Emmanuel Carlos de Matos (Nova Olinda-CE); Cícera Kailane dos Santos Lima (Santana do Cariri-CE); Elias Clarindo da Silva (Nova Olinda-CE); João Pereira da Silva (Nova Olinda-CE); Sergentina Araújo de Alencar Menezes (Araripe-CE); Lula Mel (Nova Olinda-CE); Rosimeire Sampaio (Nova Olinda-CE); Vanda Costureira (Nova Olinda-CE); Raimundo Pereira (Nova Olinda-CE); Dona Janoca (Nova Olinda-CE); Janaina Rodrigues (Nova Olinda-CE); José Orlando de Albuquerque (Araripe-CE); Valdeci Vieira (Santana do Cariri-CE); Romário Taveira (Nova Olinda-CE); Francisco Eugênio Costa Oliveira (Quixadá-CE); Cícero Pedro da Silva (Crato-CE); Adelson Ferraz (Serra Talhada-PE); Marilene Alencar (Nova Olinda-CE); Maria Pereira da Silva (Santana do Cariri-CE); Celina Candido de Menezes (Campo Grande-MS); Francildo Pedro (Nova Olinda-CE); Aldrin Alves (Nova Olinda-CE); Gerusa Vieira Amorim (Nova Olinda-CE); Maria Minervina Cordeiro (Nova Olinda-CE).

No Ubuntu TV onde exibimos nossas edições em vídeo com convidados entrevistados, abrimos 2021 com a entrevista do Prefeito de Potengi Edson Veriato na Edição 82 e fechamos o ano com a entrevista da Professora Mestra Vanessa Teles na Edição 124.

Concluo esta matéria pedindo a todos para conferirem  a nossa mensagem da confraternização de final de ano. Que cada palavra chegue com esperança aos corações! 

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!