06/05/2021

E o agricultor Zé Artur recebe o Prêmio Ambientalista Joaquim Feitosa da Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Ceará | NOVA OLINDA-CE

Lucélia Muniz

Ubuntu Notícias, 06 de maio de 2021

@luceliamuniz_09 @ubuntunoticias @agenciaclick__

Com Informações da Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Ceará

O Prêmio Joaquim Feitosa é uma iniciativa do Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Caatinga em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (SEMA). Instituído pelo Decreto n° 27.781, de 26 de abril de 2005, destina-se a reconhecer, em anos alternados, uma pessoa física e uma jurídica, pública ou privada, “que no desempenho de suas ações tenha contribuído de forma relevante para o desenvolvimento sustentável do bioma Caatinga”.

O Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Caatinga (CERBC), por meio da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), e com o apoio da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (ALEE), realizou na tarde da quarta-feira, dia 28 de abril, a entrega do Prêmio Ambientalista Joaquim Feitosa. Os agraciados, Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal do Ceará (UFC) e o agricultor, José Raimundo de Matos (Zé Artur), de Nova Olinda, vencedores em 2020 e em 2021, respectivamente, foram outorgados com a Medalha Ambientalista Joaquim Feitosa.

O agricultor Zé Artur se mostrou muito grato pela honraria. “Esse é um trabalho que a gente vem fazendo faz muito tempo e agora caiu nesse prêmio, nessa medalha e por isso eu só tenho é que agradecer a todos e todas que votaram em mim”, declarou em um vídeo que enviou ao evento.

Sobre o agricultor Zé Artur

São 22 anos trabalhando e cultivando a terra com arte. Ele desenvolve na cidade de Nova Olinda, no Cariri cearense, um trabalho com a agrofloresta, utilizando técnicas para o tratamento do solo e plantio, sem queimar a vegetação nativa. Zé Artur tem 77 anos e aos 55, aprendeu a explorar a terra, com sabedoria e respeito, tirando dela o seu melhor.

O evento virtual, transmitido pelo YouTube da SEMA e pela TV Assembleia, fez parte das comemorações alusivas ao Dia da Caatinga, celebrado no dia 28 de abril, e encerrou a Semana da Caatinga 2021, promovida anualmente pela SEMA.

Um comentário:

  1. Sr. José Artur, parabéns pelo seu trabalho e dedicação em prol do desenvolvimento sustentável do meio ambiente regional do nosso município.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!