29/10/2021

E quem faz Aniversário hoje em Nova Olinda é o nosso Mestre Espedito Seleiro que completa 82 anos

Lucélia Muniz

Ubuntu Notícias, 29 de outubro de 2021

@luceliamuniz_09 @ubuntunoticias @agenciaclick__

E hoje, 29 de outubro, celebramos o aniversário do artesão caririense mais conhecido no Brasil e exterior, Mestre Espedito Seleiro, que completa 82 anos. Sua história e seu acervo podem ser conhecidos no Museu do Ciclo do Couro/Memorial Espedito Seleiro localizado em Nova Olinda-CE.

“Nascido em 29 de outubro de 1939, na cidade de Arneiroz, Espedito Velozo de Carvalho é hoje reconhecido como um dos Tesouros Vivos da Cultura do Ceará. O Mestre herdou do bisavô a arte de fabricar artesanalmente selas e arreios. Espedito tirou o sustento da família de sua oficina até que o passar do tempo e o mercado exigiram mudanças.

Inspirado pelo pai, que chegou a produzir sandálias para Lampião, desenvolveu um novo modelo do calçado em couro usado pelo homem do sertão. Sabia desde o início que era preciso oferecer algo novo para conquistar os clientes, então agregou às técnicas tradicionais do seu ofício a sua inventividade e foi assim que nasceu o criador que conquistou as passarelas e as vitrines de grandes marcas da cena da moda no país”.

E quem também apaga as velinhas hoje é – Maria Eliane Rodrigues, Wellington Fernandes, Sibéria Menezes de Queiroz, Janikelle Sampaio, Larissa Silva, Luana Teles, Sandra Portugal, Haianne Sampaio, Fernando Trajano de Oliveira - a quem deixo registrado os meus parabéns e votos de muitas felicidades, saúde e prosperidade!

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!