25/11/2021

Lançamento do livro “Liberdade entre Muros” no Instituto Cultural do Cariri (ICC), de autoria de educadoras do CEJA e estudantes internas na Cadeia Pública Feminina de Crato-Ceará

Lucélia Muniz

Ubuntu Notícias, 25 de novembro de 2021

@luceliamuniz_09 @ubuntunoticias @agenciaclick__ @crede18.crato

Via Facebook da CREDE 18

A liberdade entre muros de afetos e resistência. O ICC lança livro de memórias femininas como uma reflexão humanista de enfrentamentos.

O Instituto Cultural do Cariri promove nesta sexta-feira (26) o lançamento do livro “Liberdade entre Muros”. A publicação é resultante da premiação no Edital de Fomento à Cultura e Arte Cratense da Secretaria de Cultura do Crato, um livro de memórias, cuja autoria é dividida entre escritoras do Instituto Cultural do Cariri (ICC), educadoras do CEJA/Crato e mulheres privadas de liberdade da Cadeia Pública Feminina do município do Crato, participantes do Projeto Livro Aberto (parceria SAP - SEDUC).

A ideia deste livro surgiu da junção de dois conceitos: Literatura e Cidadania, protagonizadas por mulheres. De um lado do muro, estão as escritoras privadas de liberdade; do outro, as que moram pelo Cariri afora, cada uma com sua narrativa, unidas pela literatura.

Segundo a organizadora do livro, a escritora e membro do ICC, Fabiana Gomes Vieira, poder contribuir com esta antologia é motivo de honra e gratidão por estar com este grupo de mulheres tão especiais. “Gratidão por partilhar narrativas literárias, com temáticas comuns ao cotidiano feminino, que se efetivam em elementos de crescimento da autoestima e do enriquecimento pessoal, pela leitura reflexiva da nossa própria prática individual e da experiência coletiva”, afirma.

As histórias reunidas buscam refletir sobre a necessidade de enfrentamento sobre as relações de poder e domínio, historicamente constituídas, pelos homens sobre as mulheres. Na noite de lançamento do livro a apresentação ficará a cargo do juiz de direito, escritor e membro do ICC Dr José Flávio Bezerra de Morais, que é licenciado em Letras, com especialização em Literatura Brasileira.

SERVIÇO

Lançamento do livro “Liberdade entre Muros”

Dia: 26 de novembro de 2021 - 19h

Local: Instituto Cultural do Cariri

Av. Maildes de Siqueira, S/N

Em frente ao Parque de Exposições Agropecuárias Pedro Felício Cavalcanti – ExpoCrato. Crato – CE

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!