10/04/2021

Professora Valdenia desenvolve o Projeto Varal Literário de incentivo à leitura | EDUCAÇÃO

Lucélia Muniz

Ubuntu Notícias, 10 de abril de 2021

@luceliamuniz_09 @ubuntunoticias @agenciaclick__

A Professora Valdenia Belizario sempre está colaborando aqui no Ubuntu Notícias com poesias maravilhosas. Além dessa veia poética, ela também é uma grande incentivadora da leitura. Na comunidade onde reside, no Sítio Barreiros município de Nova Olinda, está desenvolvendo o Projeto Varal Literário.

Os livros são disponibilizados para os leitores, em especial as crianças, em um varal no Mercadinho Cavalcante, comércio de Adriano Cavalcante, esposo da Professora Valdenia.

“Por ser professora, carrego comigo a ideia de que preciso contribuir mais com a educação das crianças, então encontrei essa forma simples de incentivar a leitura na comunidade”, destaca a Professora Valdenia.

Num primeiro momento, a mesma, deixou os livros pendurados em uma árvore para atrair as crianças e realizou a divulgação nas redes sociais. “Ganhamos mais livros e hoje deixamos disponível em uma prateleira do mercado e sempre que chega uma criança para comprar algum produto, eu ou meu esposo falamos dos livros”, disse Valdenia.

Quando as crianças pegam um livro emprestado anotam numa agenda seu nome, o título da obra e a data do empréstimo. Assim é feito o controle dos livros que são disponibilizados para a leitura.

A Professora Valdenia também nos contou que foi surpreendida com uma doação de mais de 30 obras, doadas pelo Professor Doutor Antônio Cordeiro Feitosa, filho natural do Sítio Barreiros, hoje residente em São Luís do Maranhão.

Antônio Cordeiro é professor aposentado pela UFMA e tem contribuído com a ideia. O mesmo fez a aquisição dos livros na Conceito Livraria Café em Nova Olinda e realizou sua doação ao Projeto Varal Literário.

O incentivo à leitura e a divulgação do Varal Literário tem chegado até outras comunidades e mais crianças querem pegar os livros emprestados para ler.  

Valdenia é filha de professora e diz carregar na veia o sangue da Educação.

“Acredito que não basta ter conhecimento, é necessário transmitir, e transmitir da melhor forma, pois através da leitura criamos possibilidades para uma nova construção, para um mundo de novas ideias e assim podemos ter uma geração de leitores, desde que ousamos fazer a nossa parte”, destaca.

Aqui no Ubuntu Notícias você acompanha iniciativas assim como esta do Varal Literário idealizado pela Professora Valdenia do Sítio Barreiros no município de Nova Olinda-CE.

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!