05/02/2021

Hoje Santana do Cariri sediou o II Encontro entre Secretários de Turismo da Rota Cariri - Santana do Cariri, Barbalha, Nova Olinda, Juazeiro do Norte, Crato e Assaré

Lucélia Muniz

Ubuntu Notícias, 05 de fevereiro de 2021

@luceliamuniz_09 @ubuntunoticias @agenciaclick__

“O Cariri é uma região que oferece uma nova visão do Ceará através da religiosidade, da cultura tradicional, da história, do entretenimento, da gastronomia e da aventura. Conhecido como um celeiro de Mestres da Cultura, o Cariri se reinventa a cada dia e se torna um lugar único no Brasil. Sem dúvida, uma viagem para fora do lugar-comum, com descobertas a cada nova paisagem. Uma experiência inesquecível e sem igual, capaz de encantar e surpreender os olhos mais atentos e os corações mais sensíveis”. [Rota Cariri – O Ceará Surpreendente]

O primeiro encontro entre os Secretários de Turismo dos municípios que compõem a Rota Cariri aconteceu no município de Juazeiro do Norte. Na manhã desta sexta-feira (05) foi realizado o segundo evento no Museu histórico Cel. Felinto da Cruz localizado no centro de Santana do Cariri.

O local onde aconteceu o evento, o Museu histórico Cel. Felinto da Cruz onde atualmente funciona a Secretaria de Cultura e Turismo de Santana do Cariri, é um marco da história local pela própria arquitetura deste espaço que recentemente passou por uma reforma e pela história política do Coronel Felinto e sua esposa, Generosa Amélia da Cruz.

O objetivo do evento foi debater demandas sobre a atividade turística nos municípios, as potencialidades e os principais desafios do turismo em cada cidade, principalmente neste momento da pandemia do novo coronavírus, com foco nas perspectivas geradas a partir da criação da Rota Cariri pelo Governo do Estado do Ceará. O encontro objetivou, ainda, estreitar laços entre os novos secretários nomeados para as gestões municipais caririenses 2021-2024.

Estiveram presentes no evento, dentre autoridades e imprensa, o Prefeito e o Vice-Prefeito do município de Santana do Cariri - Samuel Cidade e João Cabral e a Vereadora Luciene Soares representando o legislativo, o Prefeito do município de Nova Olinda – Dr. Ítalo Brito e o Vereador Dindo Araújo, e os Secretários de Turismo – Antonio Almeida de Assaré, Padre Paulo César de Juazeiro do Norte, Willyam Luxo de Nova Olinda, Rafael Branco do Crato, Isaac Luna de Barbalha e Ypsilon Felix de Santana do Cariri.

Para Samuel Cidade, Prefeito do município de Santana do Cariri, a iniciativa dos secretários em começar os encontros para fomentar o turismo, marca um momento de união, com ações que não fiquem apenas no papel, podendo gerar o progresso dos municípios.

O Prefeito de Nova Olinda, Dr. Ítalo Brito, salientou a importância dos encontros, de estar sempre em contato gerando engajamento, mostrando as nossas riquezas, traçando um roteiro e trazendo empreendimentos para a nossa região.

“Que os potenciais de todas as cidades possam estar interligados e quando se fala do potencial turístico da Região do Cariri, nós temos qualidade, quantidade e variedade”, destacou Ypsilon Felix, Secretário de Turismo de Santana do Cariri.

Vamos a uma breve apresentação dos municípios que compõem a Rota Cariri, conforme material disponibilizado em folder pelo Governo do Estado do Ceará:

SANTANA DO CARIRI

Um dos geossítios mais conhecidos no mundo por sua riqueza e diversidade paleontológica, com mais de 3.000 peças preservadas, sediando um importante museu e diversas trilhas. O visitante pode conhecer o seu artesanato mineral em pedra cariri, bordado, couro e cerâmica. A cidade tem uma vila no estilo europeu, o famoso baião de dois cremoso e a expressão cultural do reisado.

NOVA OLINDA

Conhecida nacionalmente por abrigar a Fundação Casa Grande – Memorial do Homem Kariri, projeto com crianças que tem como base o desenvolvimento social por meio da memória primitiva dos povos da região. É também a cidade das belíssimas obras em couro do famoso Mestre Espedito Seleiro, consagrado por aliar design, inovação e tradição em suas sandálias, bolsas e móveis. A cidade tem, ainda, uma excelente gastronomia e opções de turismo domiciliar.

CRATO

Cidade reconhecida por seu importante patrimônio e riqueza cultural. Uma terra de belos casarios, museus, delícias gastronômicas, muitas festividades, entretenimento, natureza exuberante, arqueologia e história natural, na qual se concentram equipamentos culturais como a Vila da Música e diversos espaços de Mestres e Mestras da Cultura.

BARBALHA

Cidade com nascentes de águas termais. Concentra diversas festas populares tradicionais, dentre elas, a Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio, reconhecida pelo IPHAN como patrimônio cultural do Brasil. Possui arquitetura rica, com um belo patrimônio histórico preservado e diversas atrações naturais.

JUAZEIRO DO NORTE

Caracterizada por sua religiosidade, é uma terra que recebe visitantes durante todo o ano em uma peregrinação de fé. Berço da literatura de cordel e do reisado, tem diversos atrativos culturais, religiosos e naturais, como museus e igrejas, além de um rico artesanato e lugar de Mestres e Mestras da Cultura.

ASSARÉ

Cidade natal do Poeta Patativa do Assaré, essa é a terra da poesia popular. Com a presença de casarões históricos e belezas naturais, a cidade conta, ainda, com uma gastronomia típica, marcada pela famosa linguiça de porco caipira, além de espaços culturais que reverenciam seus poetas e mestres.

O evento contou com a cobertura dos seguintes veículos de comunicação: Equipe da Associação da Basílica Nossa Senhora das Dores, Rádio Nova Olinda FM, Ubuntu Notícias, Rádio Vale do Buriti e Blog Cariri Ativo.

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!