02/01/2022

Inauguração da Biblioteca Caminho do Conhecimento | SANTANA DO CARIRI-CE

Lucélia Muniz

Ubuntu Notícias, 02 de janeiro de 2022

@luceliamuniz_09 @ubuntunoticias @agenciaclick__  @caminhodoconhecimento.oficial

Na noite da quinta-feira, dia 30 de dezembro de 2021, foi realizado o evento de inauguração da Biblioteca Caminho do Conhecimento no Sítio Latão município de Santana do Cariri-CE. Tendo como cerimonialistas Fábio Pereira Martins e Cícera Edilene Alves da Silva, o evento marca uma inciativa popular, tendo a frente 05 conterrâneos, que deram-se as mãos voluntariamente para colocar o projeto da biblioteca em prática.

A ação inclui desde o contato para o desenvolvimento da inciativa entre os idealizadores, a doação do prédio, aquisição de móveis, organização do espaço e a mobilização para aquisição dos livros via doação na composição do acervo de leitura.

Para dá início ao evento que contou com uma programação cultural e de incentivo à leitura, o Senhor Francisco Pereira Martins fez corte da fita colocada na porta que dá acesso a biblioteca. No espeço interno os livros estão organizados em estantes e caixas em formato de mosaico e estão disponíveis para os públicos de todas as faixas etárias.

Ainda na abertura os presentes que assistiram a programação do terreiro da biblioteca, puderam conferir um medley da Cantora potengiense Isis Raylanne, com o acompanhamento musical de Erivan Lucena – professor, musicista e escritor.

O quinteto de idealizadores do projeto que deu origem a Biblioteca Caminho do Conhecimento é composto por Renata Lino, Luiz Reginaldo, Marcia Lino, José Reginaldo e Francisco Martins.

Dentro da programação do evento, estes fizeram uso da fala e realizaram o plantio de uma muda de pau-brasil ofertada pelo José Reginaldo.

Seguindo a programação, ainda houve a declamação do Cordel do Poeta Difá Dias ofertado para a comunidade do Sítio Latão. As estrofes deste cordel encontram-se em placas distribuídas ao longo do percurso a começar da área rural, indicando a localização da biblioteca.

Os idealizadores da biblioteca ainda fizeram a entrega de certificados para os demais voluntários/as da comunidade que se engajaram na organização da biblioteca.

Estudantes da Escola Menezes Pimentel de Potengi trouxeram versos para abrilhantar o evento. Componentes do Projeto Trilharte declamaram as seguintes poesias: “Morrer” de Pedro Bandeira por Evellyn; “Sou Negro com Orgulho” do poeta Adilio Junior por Ângela; música Melanina de Bia Ferreira interpretada por Bianca.

Crianças da comunidade caracterizaram-se de alguns personagens de desenhos animados e dos livros da literatura infantil e desfilaram criatividade com seus figurinos.

E ainda teve recitação de cordel através de uma das autoras, Maria Sara Alves de Lima do projeto BENC-Biblioteca em minha casa coordenado pela Professora Ana Paula.

E ainda teve a apresentação do Sanfoneiro José Paixão da comunidade do Sítio Latão.

Para concluir esta matéria deixo aqui os meus parabéns aos idealizadores da Biblioteca Caminho do Conhecimento e a todos os que fazem a comunidade do Sítio Latão. Que esta iniciativa sirva de inspiração para as demais comunidades. Sobre os livros: “Os livros são casas de duas portas, uma para sair o Conhecimento e a outra para entrar a Sabedoria”.

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!