domingo, 10 de janeiro de 2021

E hoje começam os festejos a São Sebastião, Padroeiro de Nova Olinda-CE | RELIGIÃO

Lucélia Muniz

Ubuntu Notícias, 10 de janeiro de 2021

@luceliamuniz_09 @ubuntunoticias @agenciaclick__

Na tarde deste domingo (10) estive visitando a Igreja Matriz de São Sebastião, Padroeiro de nosso município. O objetivo da visita foi veicular algumas informações sobre a programação religiosa deste ano, bem como fazer alguns registros fotográficos deste momento.

Temos uma programação que acontece desde o dia 08 de dezembro/2020, onde a imagem de São Sebastião esteve em peregrinação tanto na área urbana quanto na área rural de nosso município. Na ocasião o nosso pároco, Padre César Retrão, também esteve visitando os idosos e os enfermos para lhes oferecer a bênção. Esta programação foi denominada pela paróquia de pré-festa.

Logo mais, a partir das 18h deste domingo, vai ter o encerramento da pré-festa e o início dos festejos religiosos ao nosso padroeiro. A celebração de hoje é designada as comunidades e missionários e nesta a igreja recebe as 48 estampas com a imagem do padroeiro, usadas no período da pré-festa durante as visitas as comunidades.

A tradicional Festa de São Sebastião acontece este ano de forma adaptada em função do contexto pandêmico que estamos vivendo. A programação a ser realizada no período de 10 a 20 de janeiro segue alguns protocolos adotados em prevenção a Covid-19. No interior da igreja, por exemplo, a capacidade foi reduzida para receber cerca de 90 pessoas, apenas, respeitando as medidas de distanciamento.

Os bancos da igreja foram organizados de forma que os acentos receberam uma identificação de onde cada pessoa deve sentar-se e também foram afixadas no interior da igreja placas chamando a atenção para o uso de máscaras.

Não serão distribuídas senhas e os acentos da área interna da igreja serão ocupados conforme a ordem de chegada das pessoas. Na parte externa será disponibilizado um telão onde será exibida a transmissão das celebrações e cadeiras organizadas também respeitando o distanciamento entre as pessoas.

O mastro da bandeira é o mesmo colocado em janeiro de 2020 sendo adaptado para receber a bandeira de nosso santo padroeiro que será hasteada em momento a ser definido pelo nosso pároco.

Vale lembrar que a novena e a missa serão transmitidas pelas redes sociais da paróquia – no Facebook e no YouTube.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário logo abaixo! Sua interação é muito importante!