24/03/2021

24 de março, 177 anos do nascimento do Padre Cícero Romão Batista de Juazeiro do Norte-CE

Lucélia Muniz

Ubuntu Notícias, 24 de março de 2021

@luceliamuniz_09 @ubuntunoticias @agenciaclick__

Via e-Biografia

Arquivo de Imagens da Rede de Blogs de Nova Olinda-CE

Cícero Romão Batista, conhecido como Padre Cícero, nasceu no dia 24 de março de 1844, na cidade do Crato, Ceará. Filho de Joaquim Romão Batista, comerciante, e Joaquina Vicência Romana. Foi estudar na Paraíba, mas em 1865, com a morte de seu pai, voltou para o Crato.

Ingressou no Seminário da Prainha, em Fortaleza, onde foi ordenado Padre, em 1870, contra o voto do reitor do seminário, que lhe censurava pelas revelações de suas visões. Quando a vida pública de Padre Cícero chegou ao fim, seu prestígio de santo deu grande impulso, principalmente depois da revolução de 1930. Era considerado santo e profeta infalível.

Com sua morte, a devoção ao Padre Cícero aumentou. Todos os anos, no dia de finados, uma multidão de romeiros, vinda de várias partes do Nordeste, chega a Juazeiro para visitar o túmulo do santo, na Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Em 1969, no alto da Colina do Horto foi erguida uma estátua do padre, com 27 metros de altura, que recebe um grande número de peregrinos. No local foi instalado também um pequeno museu.

No dia 6 de julho de 1973, Padre Cícero foi canonizado pela Igreja Católica Apostólica Brasileira. Passou a ser venerado como "São Cícero do Juazeiro".

Padre Cícero Romão Batista faleceu no dia 20 de julho de 1934, em Juazeiro do Norte, Ceará.

Eu não lembro o ano que fui a primeira vez no Horto vê a estátua do Padre Cícero. Lembro que fui com meu irmão Anchieta que hoje é padre no Santuário da Divina Misericórdia em Curitiba-PR.

Já a imagem acima é do dia 04 de dezembro de 2012 onde na ocasião estive com os componentes da Rede de Blogs de Nova Olinda-CE – projeto que era desenvolvido na EEM Padre Luís Filgueiras – visitando o Horto e o Museu do Padre Cícero.

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!