13/04/2021

Ontem aconteceu o lançamento do Curso Educação para as Relações Étnico-Raciais (Codin/Seduc) e Campanha Ceará Sem Racismo (Ceppir/SPS)

Lucélia Muniz

Ubuntu Notícias, 13 de abril de 2021

@luceliamuniz_09 @ubuntunoticias @agenciaclick__

Diversidade Étnico-Racial na Escola: Ceará Sem Racismo

A Secretaria da Educação, por meio das Coordenadorias da Diversidade e Inclusão Educacional - Codin - em parceria com a Coordenadoria de Formação Docente e Educação a Distância - Coded/CED - ofertará o Curso de Formação de Educação para as Relações Étnico-Raciais.

No final da tarde da segunda-feira (12) aconteceu o Webinar Codin/Erer: Diversidade Étnico-Racial na Escola: Ceará Sem Racismo para o lançamento do Curso Educação para as Relações Étnico-Raciais (Codin/Seduc) e Campanha Ceará Sem Racismo (Ceppir/SPS).

O Webinar contou com a mediação de Kally Damasceno - Assessora técnica da Codin/Seduc Mestranda em Antropologia pela Universidade de Lisboa. Especialista em Gestão Escolar. Licenciada em História pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora da rede estadual de ensino do Ceará. Atualmente, é assessora técnica da Educação Escolar Indígena na Coordenadoria da Diversidade e Inclusão Educacional (Codin/Seduc); e a participação de Nohemy Rezende Ibanez - Coordenadora da Codin/Seduc Graduada em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (Uece). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente, é gestora da Coordenadoria da Diversidade e Inclusão Educacional da Seduc-CE e conselheira da Câmara de Educação Básica do Conselho Estadual de Educação do Ceará; e Vagna Lima - Coordenadora da Coded/CED Doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), realizou Estágio Científico Avançado de Doutoramento pelo Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior - PDSE-CAPES na Universidade do Minho em Portugal. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Especialista em Gestão Escolar pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e em Metodologia do Ensino Fundamental e Médio pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Licenciada em História pela UVA.

Martír Silva - Coordenadora da Ceppir/SPS Ceará Advogada. Professora de Direito nas Faculdades Cearenses (FAC). Coordenadora Especial de Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial (Ceppir) da Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS/Ceará). Integrante da ABJD e do Movimento Negro Unificado – fez uma abordagem sobre a temática, ressaltando aspectos relevantes sobre a Educação para as Relações Étnico-Raciais e a importância da formação.

O público da formação será composto por professoras(es) das 730 escolas da rede estadual, sendo 01 por área do conhecimento: Linguagens e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.  As vagas foram disponibilizadas para as escolas e para os técnicos das regionais.

Sobre o objetivo é contribuir para as ações dos eixos de formação continuada e material didático e paradidático do Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais.

Com carga horária de 136 h/a a formação acontecerá no período de 15 de abril a 30 de maio e eu, Professora Lucélia Muniz, estou inscrita para cursar esta formação.

Em 2005 eu já tinha concluído o Curso de Formação em História e Cultura Afro-Brasileira e Africana com carga horária de 40 h/a na modalidade a distância numa realização da Ágere Cooperação em Advocacy e apoio do Ministério da Educação.

E, em 2015 fiz a Formação em História e Cultura Afro-brasileira e Indígena Cearense com carga horária de 120 h/a na modalidade presencial e a distância numa realização da Secretaria da Educação do Estado do Ceará-SEDUC.

Na expectativa pelo aprendizado e na possibilidade de colocar em prática os conhecimentos oriundos desta formação. Desde já agradeço a minha escola, a EEEP Wellington Belém de Figueiredo, por me possibilitar a inscrição nesta formação.

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!