23/03/2021

Governo Municipal de Altaneira, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo implantará o Projeto Mestres da Cultura de Altaneira “saberes e fazeres para toda a vida”

Lucélia Muniz

Ubuntu Notícias, 23 de março de 2021

@luceliamuniz_09 @ubuntunoticias @agenciaclick__

Via Prefeitura Municipal de Altaneira-CE

Perante o dever de preservar a cultura, a história e a memória do povo altaneirense, a Secult municipal dará início ao projeto de reconhecimento de Mestres da Cultura na terra de Santa Tereza D’Ávila. O projeto foi produzido pela equipe da Secretaria Municipal de Cultura, que já fora aprovado pela Gestão municipal e será desenvolvido obedecendo por etapas, iniciando-se pelo cadastro do mestre no Mapa Cultural.

Em seguida, a equipe da SECULT fará o levantamento para identificar os nomes cujos perfis, atendam às exigências do projeto.  Os nomes selecionados, ainda passarão por uma consulta pública junto a população e as instituições parceiras. 

O projeto visa preservar a identidade cultural ao reconhecer personalidades importantes para a preservação da cultura do povo de Altaneira.  Portanto, serão reconhecidos os mestres que em vida, como também, aqueles que partiram, mas deixaram a sua marca. As condecorações serão conferidas durante os festejos alusivos à Padroeira Santa Tereza D’Ávila, na noite dedicada a cultura.  

O projeto se iniciará a partir do momento da coleta de dados, obtidos através de entrevistas e informações diversas, sendo tudo documentado desde a escrita, vídeos e fotografias dos possíveis mestres entrevistados. Outro passo importante será o reconhecimento do projeto Mestres da Cultura no formato legal. Assim sendo, o Projeto de Lei será encaminhado à Câmara Municipal para discussão e aprovação pela edilidade local. 

Pelo caráter abrangente do Projeto, a Secretaria Municipal de Cultura necessitará de parceiros estratégicos.  E assim se engajam nesta tarefa Secretaria Municipal de Educação, pelo projeto de Patrimônio Cultural Imaterial. 

Os cidadãos do município podem colaborar com a construção do Projeto dos Mestres da Cultura, indicando nomes de pessoas que contribuem artisticamente com a cultura ou a história municipal. Basta acessar o e-mail: culturaeturismodealtaneira@gmail.com

A equipe da SECULT agradece.

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!