27/07/2021

Equipamento Cultural de Assaré, Instituto O Canto do Patativa passou a integrar a Rede Cariri Literário

Lucélia Muniz

Ubuntu Notícias, 27 de julho de 2021

@luceliamuniz_09 @ubuntunoticias @agenciaclick__

Seguindo com ações inclusivas e transformadoras, o Instituto O Canto do Patativa realiza entrega de Livretos e mídias de Dvd, de duas poesias do imortal Patativa do Assaré, “O frangão da Meirislene e Vicência e Sofia” ambas adaptadas para o Teatro de bonecos, por parceiros Colaboradores da ONG contando ainda com recursos de acessibilidade (libras e legendas). Esse produto final passará a compor as salas de leitura e Bibliotecas das Escolas públicas do município beneficiando diretamente 3.484 leitores.

A Edição respeita fielmente a linguagem do autor das poesias, Patativa do Assaré, que muitas vezes contraria a gramática, incluindo a grafia e a acentuação das palavras, mas que por isso mesmo traduz com realismo a forma do povo enxergar e expressar seu mundo, fazendo-se uma obra atemporal, sempre emocionante.

Saiba mais detalhes de como foi realizado todo esse processo:

O Instituto O Canto do Patativa em parceria com a União Popular pela vida (UPPV) e SECULT-CE, lança Livreto com duas poesias de Patativa do Assaré adaptadas para o teatro infantil, além dos Livretos a obra conta com encenação teatral com Bonecos e buscando sempre levar a cultura da inclusão social onde as encenações receberam legendas e tradução na língua brasileira de sinais (LIBRAS).

A Obra é resultado da premiação em edital de seleção pela União Popular pela Vida–UPPV onde concorreram diversas organizações da sociedade civil devidamente inscritas no Mapa Cultural do Estado do Ceará. Além do prêmio a instituição agora também faz parte da Rede Caririense voltada a temática da Leitura, Livro e Memória - Rede Cariri Literário.

Tendo como produto final, a publicação de um livreto contendo duas poesias do imortal Patativa do Assaré, adaptadas para o teatro infantil, além do livreto as duas criações receberam encenação teatral com bonecos e contam com o recurso de acessibilidade em libras, no qual foi distribuído mídias de Dvds juntamente com os livretos para a União Popular pela Vida onde esteve em exposição do dia 20 julho ao dia 23 de julho deste ano.

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!