14/05/2021

Projeto “Brinquedo em Casa” lança desafio para alunos do Ensino Fundamental exercitarem a criatividade | NOVA OLINDA-CE

Lucélia Muniz

Ubuntu Notícias, 14 de maio de 2021

@luceliamuniz_09 @ubuntunoticias @agenciaclick__

Quem entrou em contato com a nossa Redação foi o Professor Hugo Dantas da Escola Padre Cristiano Coelho aqui de Nova Olinda e nos contou sobre esta iniciativa de brincar e aprender com criatividade. Francisco Hugo Dantas Leonel Alves tem graduação em Letras e pós-graduação em Gestão Escolar.

Os brinquedos confeccionados nas oficinas que acontecem quinzenalmente na modalidade remota, estimulam os alunos a resolvem um desafio. Numa dessas oficinas foi dado aos estudantes da instituição de ensino citada anteriormente, o desafio de confeccionarem brinquedos, 100% com material de papel.

Hugo é veterano nessa brincadeira e me disse que já fez 06 carros de papel. Eu o questionei sobre a resistência destes brinquedos, textura, rigidez e ele disse que dá pra ficar bem firme. O mesmo disse que capricha nos detalhes e no vídeo que me enviou mostrando um caminhão baú com ar refrigerado no modelo dos que transportam carnes e frutas, fez questão de acentuar os detalhes que coloca na cabine do motorista – “tem painel, marcha, a direção com as setas, o velocímetro, cama”, destacou.

Quanto aos materiais, os mesmos utilizam papel duplex e papelão. Olhando o vídeo até imaginamos que as rodas do caminhão são de madeira, mas na verdade são de papelão. As rodas giram dando movimento ao caminhão que já é o 7º brinquedo de papel feito pelo Professor Hugo. Ele disse que já confeccionou de papel – uma retroescavadeira, carreta, carro tanque, dentre outros modelos.

E como aplicar tanta criatividade didaticamente? O Professor Hugo ministrou uma Oficina de Língua Portuguesa para os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Padre Cristiano Coelho e ao final lançou um desafio: os alunos deveriam fazer um brinquedo de papel e em seguida criar um texto instrucional dizendo como o brinquedo tinha sido feito e como poderiam brincar com o mesmo.

Pelo grupo do WhatsApp o professor recebeu as várias soluções dadas pelos alunos ao desafio proposto e 2 alunos se destacaram: o David Laerte Fernandes da Silva e a Ana Lívia Fernandes Cardoso, ambos estudantes do 5º ano.

As oficinas são ministradas pelo App Google Meet e os alunos ganham em aprendizagem e criatividade! Quinzenalmente são trabalhadas Oficinas de Língua Portuguesa e Matemática para os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental.  Neste caso do brinquedo de papel, os alunos poderiam usar garrafas pets ou outros materiais recicláveis também.

O tema acaba sendo transdisciplinar, pois neste desafio também é contemplado Artes e Meio Ambiente, uma vez que utiliza materiais recicláveis.  O resultado você conferiu nesta matéria: criatividade e aprendizagem! 

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!