segunda-feira, 31 de dezembro de 2018

Confira a Retrospectiva 2018 do Ubuntu Notícias!

Lucélia Muniz
Ubuntu Notícias, 31 de dezembro de 2018
A retrospectiva do ano 2018 a partir das matérias postadas no Ubuntu Notícias, um portal de comunicação do município de Nova Olinda-CE, dá-se a partir de um recorte dos principais acontecimentos, olhando principalmente para o nosso município.
Se o ano começa com a religiosidade em alta, chegamos a dezembro com o amor em alta estação! No finalzinho da tarde nos festejos a São Sebastião, Padroeiro de Nova Olinda-CE, os fiéis e visitantes aguardam a chegada do pau da bandeira - uma festa tradicional marcada pela fé e reencontro entre familiares e amigos.
Em dezembro principalmente e ao logo do ano disseram sim a uma vida a dois, os casais: Gabrielle & Juscelino, Luana& Júnior, Lívia Bruna & Wirandé Cordeiro, Viviane & Nathanael, Patrícia& Jailson, Jussara & Antonio, Francy Agnelo & Júnior, Juscilene & Samuel.

Alguns casais aproveitaram para festejar o aniversário de bodas: Bodas de Prata do casal Selma & Sandro; Bodas de Ouro do casal Dona Francisca Pires & Seu Luis Dutra; Bodas de Porcelana do casal Fatinha & Almiro.
E vieram as também tradicionais festas de formatura: cerimônia de Formatura do ABC das escolas Centro de Educação Básica-CEB de Nova Olinda-CE, EMEI Professora Fausta Venâncio de Altaneira-CE, formatura dos alunos dos cursos técnicos da EEEP Wellington Belém de Figueiredo, Formatura dos alunos do Ensino Médio da escola Padre Luís Filgueiras.
No esporte destaque para o Atleta novo-olindense Luís Carlos que marcou presença pela segunda vez na São Silvestre em São Paulo. Os projetos sociais da área esportiva de nosso município mantiveram-se firmes em seus objetivos e oportunizaram muitas conquistas para vários atletas – eles subiram inúmeras vezes ao pódio e levaram a nossa bandeira ao lugar mais alto.

Destaque para a ACAMC- Associação Cearense de Artes Marciais Chinesas na coordenação do Professor Batista; a Escolinha Caririense de Atletismo-ACA sob a coordenação do atleta Luís Carlos; e o Grupo de Atletismo Os Voluntários de Nova Olinda-CE sob a coordenação do casal de atletas, Jackeline Teles e Aparecido Silva.

Na abertura dos Jogos Escolares do Ceará no Centro de Formação Olímpica em Fortaleza, a atleta novo-olindense, Maria Aparecida, conduziu a tocha olímpica. A 7ª edição do Interestadual de Kung Fú Wushu passou a se configurar como um dos maiores eventos esportivos de nosso município. 

O Brasil não chegou a final da Copa do Mundo de Futebol, mas as famílias novo-olindenses uniram-se e divertiram-se juntos na torcida pelo esporte mais popular do nosso país!
Alguns novo-olindenses nos deixaram e o coração ficou pequeno para tanta saudade. O nosso adeus, nosso respeito e consideração a: Dona Adesia, Dona Maria, Dona Chiquinha, o jovem Fabrício Alves, Seu Ibiapina, Seu Zuza, Valéria Moura, Seu Edival Macedo, Seu Zeca Leal, Mariazinha, Seu Antonio Camilo.  
Com uma população de cerca de 16 mil habitantes, Nova Olinda, parece não parar de crescer. Muitas pais novo-olindenses encheram as redes sociais com os registros fotográficos do nascimento de seus filhos.

Vitória Ribeiro Lobo completou 15 anos de idade. Porque completar 15 anos, é chegar ao limiar da juventude, é transformar-se e deixar para trás a infância ainda tão próxima e preparar-se para novas responsabilidades, novas descobertas e novas emoções.

E, outros comemoraram a experiências dos anos vividos junto aos seus entes queridos: Dona Maria comemorou 100 anos de idade; Dona Raimunda Queiroz, 80 anos de idade;  e a Viúva do Pastor Batista, 70 anos de idade.
Aqui no Ubuntu Notícias noticiamos algumas iniciativas e projetos: lançamento do Projeto Armazém dos Saberes, da criação do Grupo Cariri Oeste no Facebook, da 20ª Mostra SESC de Culturas que trouxe espetáculos e shows musicais para Nova Olinda; E a divulgação da iniciativa do Projeto Lilica que se deu através de um grupo de pessoas que amam e defendem a causa animal.

Através de DECRETO PRESIDENCIAL, o Presidente da Academia de Letras do Brasil/Seccional Araripe-CE, Dr. Adriano de Sousa, viabilizou o reconhecimento histórico de Casarões Centenários e Fachadas do Centro Histórico dos municípios do Cariri Oeste e criação do diploma e Placa de Mérito de Conservação Histórica. 
Também teve premiações e reconhecimento: a atividade mineral de Nova Olinda foi reconhecida como Modelo Nacional de Arranjo Produtivo Local-APL; O jovem novo-olindense, Alan Cordeiro da Silva, ativista dos direitos humanos, militante do Coletivo Kizomba e estudante secundarista, esteve apresentando o trabalho intitulado: “Discutindo Gênero e Sexualidade dentro do ambiente escolar: desconstruir em busca de construir uma sociedade mais humana e igualitária” no VII Seminário Internacional Gênero, Cultura e Mudança; O locutor e radialista Rasga Lucena foi o comunicado a receber pelo segundo ano consecutivo o Destaque de Melhor Locutor do Cariri.
Quanto às Homenagens: o Mestre Espedito Seleiro foi homenageado na IV Feira de Empreendedorismo da EEEP Wellington Belém de Figueiredo e a Escola de Samba do Rio de Janeiro, União da Ilha do Governador, também fará homenagem ao nosso mestre em uma de suas alas no Carnaval 2019. A Professora Maria Constância da França Muniz tem história registrada no Livro Patronos, Vol. 01 – da Academia de Letras do Brasil/Seccional Araripe-CE.
Vereadores de Nova Olinda escolhem Diretoria para o anuênio 2019; Jair Bolsonaro é eleito Presidente do Brasil no 2º turno das eleições, mas 85,19% dos novo-olindenses não votaram no mesmo; O novo-olindense Idilvan Alencar elegeu-se Deputado Federal; Foi realizado um Ato Público em Defesa da Democracia e pelos Direitos do Trabalhador - uma mobilização encabeçada pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Nova Olinda-CE, APEOC e SINTRAF Nova Olinda; Um movimento ganhou força com a adesão das mulheres num só grito: ELE NÃO! Em Nova Olinda também foi realizada uma mobilização que ganhou as principais ruas da cidade nesta data histórica.
Aqui aproveitei para aderir a algumas Campanhas: Outubro Rosa, Setembro Amarelo, Dia Mundial de Conscientização do Autismo; Numa iniciativa do Demutran Nova Olinda que tem a frente Márcio Muniz com a realização da Prefeitura Municipal de Nova Olinda foi lançada a Campanha #NósSomosOTrânsito!; A criança novo-olindense, Lohanne Gonçalves de Almeida, de 06 anos de idade, ganhou a capa divulgação do I Simpósio Sobre Síndrome de Down do Cariri.
Novo-olindenses que fazem história! Eles se formaram e são inspiração! No Ubuntu Notícias muitos puderam conferir as histórias de:
Maria Veronilda Bezerra Lima, conhecida como Vera Lima - mulher, negra, aos 33 anos de idade concluiu o curso de Letras pela Universidade Regional do Cariri-URCA;
Paulo Ricardo Fonte de Oliveira - a conclusão do Curso de Direito aconteceu em dezembro de 2017 pela UNILEÃO, tendo colado grau no dia 02 de fevereiro de 2018. Foi aprovado no XXIII Exame Unificado da Ordem dos Advogados do Brasil em 2017 quando ainda cursava o último semestre do curso;
Denis Fernandes Alves - ingressou na graduação aos 17 anos de idade e no mestrado aos 22 anos de idade. Ainda no terceiro ano do ensino médio prestou vestibular na Universidade Regional do Cariri-CE em julho de 2012 quando foi aprovado em 8º lugar para o curso de Ciências Econômicas;
Géssica Felinto de Matos - novolindense, filha do casal Selma e Evanilton se formou no Curso de Medicina pela Faculdade de Medicina de Juazeiro do Norte – Estácio (FMJ);
Natália Henrique Fonseca - Ela entrou em fevereiro de 2013 no Curso de Enfermagem da URCA. Sempre foi estudante de escola pública.
Ainda na área da Educação, o Professor José Alyson dos Santos Silva realizou pesquisa de mestrado tendo como dissertação em Geologia, o trabalho científico intitulado como: “Um novo táxon de Aranha Chicote (Arachnida: Amblypygi: Charinidae) do Membro Crato (Aptiano), Formação Santana, Bacia do Araripe”.

Os Empresários Edim & Eleniuda da Conceito Livraria Café promoveram uma tarde de autógrafos com o Escritor Flávio Morais, autor do livro Carvão - excelente narrativa que envolve diferentes públicos leitores dentre eles o jovem.
Foram muitos casos de feminicídio no Cariri, muitos casos de suicídio entre os jovens de nossa região, vítimas de acidentes de trânsito, dores infindáveis pelas vidas ceifadas de nosso seio! A insegurança e a violência atingiu o nosso Ceará!

Numa época em que a violência também atingiu os animais seja por maus tratos ou pelo abandono – ONGs e ativistas se pronunciaram em muitas situações em defesa da causa animal! Este ano, eu adotei dois gatos: Bill e Bartô – depois de perder meu primeiro gatinho por atropelamento.
Vidas LGBTs importam! Aqui registrei a história dos primeiros homens trans do Cariri com retificação no Registro Civil - Júlio Vieira da Silva Menezes e Kayron dos Santos Souza.

As vidas das mulheres importam! Durante o mês de março convidei e também estive homenageando as colaboradoras da Série Elas por Elas. O convite foi feito a 31 mulheres que puderam estar contribuindo com seu depoimento, conhecimento, história e experiência de vida.

A novo-olindense, a modelo Thaís Amorim, esteve em Joinville-SC disputando com outras modelos de vários estados do Brasil, a final nacional do Concurso Plus Model Brasil.

Eu entrei através de edital de seleção na Academia de Letras do Brasil/Seccional Araripe-CE onde ocupo a cadeira 35 e tenho como Patrona, a Professora e Artesão, Maria Constância da França Muniz. Pude participar da posse individual em Santana do Cariri, do acadêmico Sandro Cidrão e acompanhar a homenagem realizada no Projeto Café Literário da escola profissional de Nova Olinda – reconhecimento ao trabalho de Adriano Sousa – Presidente da Academia de Letras do Brasil/Seccional Araripe-CE.
O Ubuntu Notícias chegou a marca de 1 milhão de acessos, cerca de 1.000 likes na página do portal no Facebook, fomos indicados e recebemos a Comenda Benfeitores do Cariri pela Academia de Letras do Brasil/Seccional Araripe-CE e comemoramos 09 anos na rede.  
Aproveito para deixar aqui registrado todo o meu carinho aos leitores, seguidores, patrocinadores, meus amigos, familiares, a Equipe da Frame Produções que se fazem presentes neste trabalho. Vocês são a razão da minha motivação e a energia que preciso para continuar. Minha gratidão a todos que contribuem direto e indiretamente para que eu possa manter este portal diariamente.
Que o ano vindouro nos traga muita luz, paz, saúde, felicidade e prosperidade! Que Deus nos dê muitas bênçãos! Feliz Ano Novo!  


0 comentários:

Postar um comentário

Grata pelo comentário! Volte sempre! :)