16/09/2018

O Mestre Espedito Seleiro será homenageado em setor da Escola de Samba União da Ilha do Governador do Rio de Janeiro

Lucélia Muniz
Ubuntu Notícias, 16 de setembro de 2018
Via Escola de Samba União da Ilha do Governador
A União da Ilha do Governador partilha o desejo de levar para a Avenida em 2019 uma proposta lúdica e prazerosa que aproxima cultura popular e educação. Bordaremos com palavras, versos e memórias a celebração do encontro entre dois expoentes da literatura brasileira no enredo “A PELEJA POÉTICA ENTRE RACHEL E ALENCAR NO AVARANDADO DO CÉU”.

O Ceará está intimamente fincado no chão de Rachel e Alencar, lugar por onde andaram e de onde extraíram elementos essenciais para a construção de seus escritos. Pisaduras na história com prosa, crônicas e lirismo. Um emaranhado de conhecimentos e sabores, desde o litoral até o sertão.

As linhas que tramam seus livros revelam saberes passados de pai para filho e assombrações que povoam o imaginário popular dessa terra cercada de mar, mas com o chão emoldurado pela seca. Fé embalada em oração e festejada ao som da sanfona e do cordel.

A Ilha vai desfilar “causos” aninhados nas páginas amareladas pelo tempo. Cenas de uma terra ornada pelas várzeas da caatinga ou por imensas campinas que se dilatam por horizontes infindo.

Ceará vem de “cemo” que, nos ensina Alencar, significa “cantar forte, clamar”. A jandaia faz ecoar nosso canto rumo aos verdes mares e borda no azul do firmamento o matiz de um encontro inédito.

Em cada brincante, cores que pincelam os sonhos, com o sotaque próprio de um povo que luta pelo sorriso e pela felicidade. Alegria compartilhada -- “Sou brasileiro, sou cabra da peste, sou do Nordeste, sou do Ceará”.
A Secretária de Cultura de nosso município, a Senhora Wyldiane Sampaio esteve recebendo o carnavalesco Severo da Escola de Samba União da Ilha do Governador e deixou a seguinte mensagem pelas redes sociais: “Hoje tivemos o prazer de receber o Carnavalesco Severo da Escola de Samba União da Ilha, em visita a Nova Olinda para conhecer a nossa Cultura, onde o Mestre Espedito Seleiro será homenageado no Carnaval do Rio de Janeiro em 2019”, postou.
O nosso Mestre da Cultura Popular, Espedito Seleiro, será homenageado no Setor 5 da referida Escola de Samba onde o tema é – “A beleza arrochada no aprumo”. Um pouco de cera para o couro, um pouco de linha para costurar a vida. Um pouco de mistério nos desenhos que se movem ao caminhar. Milhares de finos fios movimentam-se como tramas de nossos sonhos. O giro do bilro sustenta o equilíbrio e o desejo de novas formas.

- Raquel aqui te digo, o Mestre mais conhecido é Espedito Seleiro. Gibão e mais aparatos que ornamentam o vaqueiro. Moda característica do couro brasileiro. E assim desfilam peões com couros coloridos pelos salões, damas de rendas formosamente belas pelas areias. Avançam e seguem em frente traduzindo um novo sentido para as histórias desse povo que luta pelo sorriso e pela felicidade. Gente forte, gente guerreira, um sem fim de personagens e suas andanças pelo reino da folia.
http://www.ubuntunoticiasce.com.br/2017/08/ubuntu-noticias-oferecimento.html

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!