17/12/2018

ALB/Araripe-CE decreta reconhecimento aos Casarões centenários e Fachadas históricas

Lucélia Muniz
Ubuntu Notícias, 17 de dezembro de 2018
Através de DECRETO PRESIDENCIAL Nº 001/2018 de 16 DE DEZEMBRO DE 2018, o Presidente da Academia de Letras do Brasil/Seccional Araripe-CE, Dr. Adriano de Sousa, dispõe sobre o reconhecimento histórico de Casarões Centenários e Fachadas do Centro Histórico dos municípios do Cariri Oeste e criação do diploma e Placa de Mérito de Conservação Histórica. 
A ACADEMIA DE LETRAS DO BRASIL / SECCIONAL ARARIPE-CE, através do seu Presidente FRANCISCO ADRIANO DE SOUSA, DECRETA em seu Art. 1º - Cumprindo objetivos de defesa e salvaguarda da cultura regional, a ALB/Araripe-CE resolve, por este DECRETO, condecorar os Casarões Centenários e as Fachadas dos Centros Históricos municipais do Cariri Oeste.

O Cariri Oeste a que se refere esse DECRETO está composto pelos dez municípios da jurisdição ALB/Araripe-CE: Altaneira, Antonina do Norte, Araripe, Assaré, Campos Sales, Nova Olinda, Potengi, Salitre, Santana do Cariri e Tarrafas.

Podem ser condecorados os casarões construídos, em qualquer parte do território municipal, em data anterior ou igual a cem anos da data em que for condecorado com base nesse DECRETO.
Podem ser condecoradas as residências do Centro Histórico dos municípios do Cariri Oeste que mantiverem a fachada original. Entendemos por Centro Histórico as ruas que margeiam a Igreja Matriz.

Ficam criados os símbolos que designam as homenagens:
Diploma Mérito de Conservação Histórica – a ser entregue a família residente no prédio condecorado;
Placa de Conservação – a ser fixada na fachada do prédio condecorado.  

A Comissão de Conservação Histórica é composta de três acadêmicos ALB/Araripe-CE devidamente nomeados: 
- Tereza Mara de Oliveira, empossada em maio/2018; Escritora com formação em Biologia e Paleontologia. Tem vasto currículo no campo da pesquisa histórica e geográfica. 
- Eliziane Alves Barbosa, empossada em junho/2018; Escritora com formação em Letras. Professora e formadora na Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Tecnologia de Araripe-CE. 
- José Evantuil de Sousa, empossado em julho/2018. Escritor com formação em Letras e História. Professor na área da História e com formação histórica patrimonial pelo Instituto da Memória do Povo Cearense-IMOPEC. 
Cada município poderá ter uma homenagem por ano, seja Casarão Centenário ou Fachada de Centro Histórico.

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!