16/12/2018

Lançamento do Projeto Armazém dos Saberes em Nova Olinda tem repercussão e aceitação dos munícipes

Lucélia Muniz
Ubuntu Notícias, 16 de dezembro de 2018
“Primavera das Cidades - Nós queremos que a cidade floresça com cultura e conhecimento”. Equipe do Armazém dos Saberes.
Na noite da sexta-feira (14) aconteceu o lançamento do Projeto Armazém dos Saberes na calçada do Centro de Artesanato de Nova Olinda. O conjunto de atividades que compõem este momento inicial do projeto foi intitulado de “Primavera das Cidades”.
Giovanny Soares, integrante do grupo de jovens do Armazém dos Saberes e graduando em História, falou da importância da cultura praticada em espaços abertos. Sua fala aconteceu logo na abertura do evento onde destacou que a cerca de dois anos, um grupo formado por jovens novo-olindenses, reúnem-se para planejar as atividades do referido projeto que culminou com uma programação realizada nos dias 14 e 15 de dezembro.
Giovanny ainda frisou que as atividades do projeto devem ser desenvolvidas nos bairros da periferia de nossa cidade e também nos sítios. A programação vem recheada de novidades, a exemplo de rodas de conversas, shows musicais, oficinas e não apenas uma feira cultural, como haviam pensado inicialmente, afirmou.

Para os integrantes do Armazém dos Saberes, as ações do projeto, devem desenvolver-se para além de nosso município, alcançando a nossa região para fortalecer a Cultura. Para os mesmos, inicialmente foi preciso buscar os parceiros, houve um longo período de discussão e estudo até a culminância do projeto.

Os presentes ainda puderam conferir a Exposição fotográfica “Nós Outros Kariris” por Joedson Kelvin. Ele que é estudante de Jornalismo e neste trabalho retrata suas primeiras vivências enquanto fotógrafo. Também aconteceu Apresentação musical – Armazém da Música.
Ainda tivemos a oportunidade de conferir um momento muito especial – a Mesa Redonda “Políticas públicas culturais e seus impactos sociais”, com a Mestra Angelina Umbelina, o Presidente da Fundação Arca (em Altaneira-CE) Carlos Alberto Tolovi e as militantes do Grupo de Valorização Negra do Cariri-GRUNEC – as irmãs Verônica e Valéria.

A mesa focou sua fala na importância das organizações e das iniciativas propostas pelos jovens se voltarem e se destinarem para o povo da própria localidade, o que Carlos Alberto Tolovi chamou de fazer cultura para dentro e não fazer cultura para fora.

Todos foram unânimes em parabenizar por ser uma iniciativa de um grupo formado por jovens. A Mestra Angelina Umbelina ressaltou a questão do resgate da cultura popular como forma de manter viva a nossa tradição.

As militantes do GRUNEG, Valéria e Verônica, destacaram o respeito a pluralidade das JUVENTUDES enquanto difusoras da cultura, lembraram ainda da importância de nossos ancestrais na construção e resgate da cultura.
“Na primavera, a natureza floresce e as paisagens ganham cor. Mas você já pensou em uma primavera diferente? E se a nossa cidade florescesse com conhecimento, artes e culturas? Pois a primavera chegou e a nossa cidade florescerá em culturas para todos.” Equipe do Armazém dos Saberes
No sábado (15) logo pela manhã na EEM Padre Luís Filgueiras deram-se as oficinas.
OFICINA - FOTOCIDADE | Proposta: apresentar conceitos básicos de fotografia de forma prática e conversar sobre percepção visual e simplicidade.
CINEDEBATE - CINECIDADE | Proposta: (re)pensar a cidade a partir de produções audiovisuais através da exibição de curtas-metragens.
CONVERSA + INTERVENÇÃO - CORPO E CIDADE| Proposta: pensar o corpo em diálogo com a ocupação e a permanência nos espaços da cidade.
OFICINA - ZINE | Proposta: contextualizar o surgimento e desenvolvimento dos zines (publicações independentes e de baixo custo) e produzir um a partir da discussão sobre formas de expressão na cidade.
DEBATE - POLÍTICA E CIDADES | Proposta: discutir a política como base para a organização social das cidades.
RODA DE CONVERSA - ORGANIZAÇÃO POPULAR E A CONQUISTA DE DIREITOS | Proposta: abordar a necessidade de organização política dentro das comunidades novo-olindenses a partir de relatos de experiência.
No período da noite a programação continuou com Arrastão de pífanos;
Espetáculo infantil “Emília no Reino da Fantasia” – Grupo de Teatro Dionísio;
Atração musical – grupo do Projeto Vocalize;
Sarau – Armazém Literário;
Atração musical – Na Base da Chinela.
Parabenizo os jovens do projeto Armazém dos Saberes pela iniciativa, por conseguirem mobilizar outros jovens e a população local até mesmo crianças, para conversarem sobre cultura, sobre política e darem as mesmas a oportunidade de ocuparem um espaço de fala e de poder. Com certeza a primavera já começou e muitas flores desabrocharam!

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!