30/05/2018

Dr. Adriano Sousa é o homenageado da 4ª edição do Café Literário da escola profissional de Nova Olinda

Lucélia Muniz
Ubuntu Notícias, 30 de maio de 2018
“O Poeta escreve tudo o que a alma está transbordando”. Francisco Adriano de Sousa
A 4ª edição do Projeto Café Literário aconteceu no auditório da escola profissional de Nova Olinda na terça-feira (29) às 8h com a presença de alunos e professores. Já na abertura do evento, a Professora Luciana França, regente da Biblioteca da EEEP Wellington Belém de Figueiredo, enfatizou o principal objetivo do projeto: “Estudar e analisar as obras literárias dos escritores regionais representativos da Literatura Brasileira, favorecendo um diálogo real entre leitores e escritores”, disse.
Durante as apresentações foi possível conferir a biografia do homenageado, trechos de sua obra, poesias, apresentações artísticas. Os alunos cantaram e tocaram algumas músicas à medida que se davam as demais apresentações também conduzidas pelos alunos.
Francisco Adriano de Sousa é altaneirense, mas deixou sua cidade natal aos 17 anos de idade e passou a residir no município de Araripe-CE onde dentre tantos feitos fundou a Academia de Letras do Brasil/Seccional Araripe.
Sobre suas origens mostrou-se muito emocionado ao fazer referência a sua formação, as pessoas que o influenciaram no decorrer dos estudos em Altaneira tanto no ensino fundamental como no ensino médio. Um dos seus livros, por exemplo, é dedicado as memórias de sua avó [Dona Nem: 93 anos de história], contado de uma forma que prende o leitor pela forma como as vivências são compartilhadas.
Sobre suas obras, Dr. Adriano Sousa, disse que ao publicar analisa sempre como se tivesse algo a melhorar ao observar cada obra posteriormente. Ele disse que se analisar como boa, completa, não terá melhorado ao longo dos anos. Daí se fosse reescrevê-las faria diferente, uma vez que com o tempo se amadurece e mais conhecimentos vão sendo agregados ao escritor, fazendo tal comentário ao falar sobre seu primeiro livro publicado [Vivi um Grande Amor].
“O Poeta escreve tudo o que a alma está transbordando. Mas ele não escreve tudo não! O que sai da caneta é o que extravasa, é o que sobra da alma. A alma continua cheia, mas o que sobra sai no papel”, disse Dr. Adriano Sousa ao fazer referência sobre a motivação para escrever e o que inspira o escritor. 
Homem a moda antiga, apaixonado, do tipo que manda flores e cartas datilografadas e ainda faz poesias para a mulher amada. Falou que a conquista precisa se dá de uma forma diferente e surpreender é preciso.
Sobre a Associação de Letras do Brasil/Seccional Araripe-CE deu ênfase a importância de se valorizar a cultura dos municípios que compõem o Cariri Oeste. “A tradição não deve ser quebrada, não pode ser quebrada, mas para toda regra há exceção”. Francisco Adriano de Sousa
Uma das regras para a escolha dos Patronos e Matronas dos imortais da academia, por exemplo, deve ser de pessoas simples, mas relevantes em sua contribuição cultural. Dai cada imortal da academia em cada posse individual compartilha uma pesquisa a cerca do Patrono/Matrona homenageado.
Nas edições anteriores do Projeto Café Literário já foram homenageados os escritores: Alda Cordeiro de Nova Olinda, Sandro Cidrão de Santana do Cariri, Germá Martins de Tarrafas e nesta edição, o escritor Adriano Sousa de Altaneira. No dia 08 de agosto de 2012 o mesmo recebeu da editora o seu primeiro livro Vivi Um Grande Amor e conta, atualmente, com as seguintes obras: Vivi Um Grande Amor; Dona Nem, 93 Anos de História – Biografia; Dois Dedos de Prosa.
O referido projeto deu-se a partir da necessidade de dinamizar as vertentes de leitura e interpretação que compõem este ambiente, tendo em vista que os espaços do Centro de Multimeios devem ser entendidos como uma extensão de apoio ao conhecimento e informações interrelacionados a sala de aula, aprofundando a sua compreensão em espaços destinados a aprendizagem do educando.
http://www.ubuntunoticiasce.com.br/2017/08/ubuntu-noticias-oferecimento.html

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!