⏩Porque todo dia é dia de UBUNTU 🌵Do Cariri Oeste cearense para o Mundo

19/10/2025

Lançamento do livro ‘De Verso e Poesia: história de vida de uma mulher preta’ da Escritora Vera Lima | NOVA OLINDA-CE

Jornalista Lucélia Muniz

Ubuntu Notícias, 19 de outubro de 2025

@luceliamuniz_09     @ubuntunoticias   @veralima.escritora

Na noite do sábado (18), o Teatro Violeta Arraes de Nova Olinda foi palco do lançamento do livro ‘De Verso e Poesia: história de vida de uma mulher preta’ (Editora M.inimalismos) da Escritora Vera Lima.

Dentre os presentes amigos e amigas, familiares e admiradores. Maria Veronilda Bezerra Lima mais conhecida como Vera Lima chegou ao teatro acompanhada do marido Cícero Barbosa Cardoso. Esta tem três filhos: o Pedro Victor Bezerra Silva, o Cícero Vinícius Bezerra Barbosa e a Maria Vitória Bezerra Barbosa.

Ainda estiveram presentes sua mãe, a Senhora Maria Hilda Bezerra Lima e sua avó, a Senhora Maria Pereira da Silva.  São irmãos de Vera - Maria Veraneide Bezerra Lima, Maria Veronice Bezerra Lima, Veridiana Bezerra do Nascimento, José Osvaldo Bezerra Lima, Maciel Bezerra Lima, Robson Bezerra Lima, Ruandson Bezerra do Nascimento, Cícero Caliel Bezerra do Nascimento e Francisco Rai Bezerra do Nascimento.

A história do livro contada em versos com rimas de um cordel perpassa a vida de 04 gerações de mulheres pretas – a de Maria (avó), a de Hilda (mãe), a de Vera (autora do livro) e a de Vitória (sua filha).  

Para a cerimonialista, Professora Mestra Cícera Oliveira, o livro é a realização de um sonho que nasceu lá na infância de Vera e que ao longo dos tempos foi sendo gerado e ganhou forma. “Hoje a memória nos traz lembranças desse processo, que não foi fácil, mas nos trouxe até aqui para celebrar entre familiares e amigos os frutos das batalhas de uma mulher preta que luta incansavelmente para ocupar os espaços que são seus, são nossos, mulheres que fazem a diferença na sociedade, na família na educação”, ressaltou.

A apresentação do livro foi feita pelo Professor Mestre Alyson Santos.  “É com muita honra que apresento essa mulher preta com seus versos e poesias. Hoje, simbolicamente, Vera se transforma em uma fênix, ave mitológica de fogo, conhecida por sua capacidade de renascer das próprias cinzas, simbolizando resiliência, imortalidade e esperança, para contar os feitos de uma mulher poderosa que ressurgiu das cinzas pela educação”, disse Alyson. A figura mitológica da fênix está presente na capa do livro da autora e é por sua simbologia que o professor Alyson começa sua fala.

Maria Veronilda Bezerra Lima é formada em Letras pela Universidade Regional do Cariri–URCA e em Pedagogia pela FAEL, tendo pós-graduação em Educação Infantil pela FAVENE. Nos últimos três anos trabalhou na educação como coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental II e atualmente é professora da Educação Infantil. Preta, poetisa e autora do livro de poesia: Acreditando em mim. Natural da cidade de Crato-CE, mora em Nova Olinda desde 2007. A Poesia proporcionou sua liberdade e abriu caminhos para o aprendizado.

Emocionada, a Escritora Vera Lima, descreveu sua trajetória educacional e de como o conhecimento impactou sua vida. Lembrou dos professores, destacou a importância da Educação em sua vida, seus dilemas e sua percepção de mundo. Ela nos inspira por se reconhecer como mulher negra e por sua visão transformadora.

Logo em seguida, estudantes da Escola Padre Cristiano Coelho de Nova Olinda, participantes do Projeto Cultura Afro junto ao professor Taliton, participaram de uma roda de conversa com a autora. Na ocasião, foi aberto para perguntas e assim os presentes participaram com falas sobre a autora e o livro.

Uma homenagem dos familiares ganhou forma na voz da Maria Veronice, irmã de Vera, com a entrega de um buquê de girassóis. O girassol significa principalmente felicidade, vitalidade e alegria, associado à sua busca pelo sol. Ele também simboliza lealdade, admiração, resiliência e renovação, por seguir a luz do sol e sua capacidade de prosperar em condições adversas. É um símbolo de otimismo, positividade e de desejar boa sorte em novas fases da vida. 

O encerramento do evento se deu com uma sessão de autógrafos e fotos ao lado da Escritora Vera Lima e também foi servido um coffee break. Sob aplausos e olhares de jovens e adultos vivemos uma noite emocionante com música ao vivo na voz do cantor Helio Ferreira com acompanhamento do músico Davi.

Concluo esta matéria com uma frase da escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie: “Escolher escrever é rejeitar o silêncio”. Que mais Veras sejam acolhidas e reconheçam na Educação uma porta para a transformação social, pessoal e profissional!

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!