Ubuntu
Notícias, 19 de outubro de 2025
@luceliamuniz_09 @ubuntunoticias @yuri.avelino_
Raimundo Yuri Gomes Avelino é natural do município de Santana do Cariri-CE. Este é Contador de Histórias e Agente Cultural do Ceará, Brasil, desde 2016. Em sua cidade de nascimento, do ano de 2016 a 2018 foi um Agente de Leitura do Ceará, (Link: https://www.secult.ce.gov.br/agentes-de-leitura/) projeto pioneiro no Brasil, criado pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, junto ao Fundo Estadual de Combate à Pobreza (FECOP), promovendo a democratização do acesso ao livro e à leitura por meio de diversas atividades mediadoras. A partir daí prosseguiu sua trajetória artística atuando especialmente na disseminação do livro, da leitura e da arte de Contar Histórias.
Com graduação em História pela Universidade Regional do Cariri (URCA) e Pós-graduado em Coordenação Pedagógica e Gestão Educacional pela Faculdade de Educação do Piauí (FAEPI), suas experiências profissionais estão voltadas para o universo da Cultura e da Educação; quais sejam, Produtor Cultural da Mostra Sesc Cariri de Culturas e Coordenador Pedagógico da Rede Municipal de ensino de Santana do Cariri-CE.
Como Contador de Histórias e Palestrante, foi convidado pela Secretaria de Cultura do Estado do Ceará a participar da Bienal Internacional do Livro do Ceará 2025, tendo atuado durante os dez dias de evento.
PRINCIPAIS TRABALHOS REALIZADOS
No ano de 2025, estreou a Contação de História intitulada o “Monstrinho que Adorava Ler”, circulando por algumas Escolas e Equipamentos Culturais das cidades do Ceará e da Paraíba, como por exemplo, no Centro Cultural do Cariri-CE, (https://centroculturaldocariri.cultura.ce.gov.br/) no dia 11 de Outubro de 2025.
E nos dias 26, 27 e 28 de Setembro esteve em Sousa e Cajazeiras, ambas cidades do Estado da Paraíba, a convite do Centro Cultural Banco do Nordeste de Sousa-PB, (https://www.bnb.gov.br/cultura/centro-cultural-sousa).
A proposta, com livre inspiração na obra “O Monstro que adorava ler” da Escritora Lili Chartrand e nas obras musicais do músico Hélio Ziskind, mescla mediação de leitura, contação de história com coreografias e frases cantadas. O objetivo é despertar nas crianças um contato lúdico e artístico com o livro e a arte literária.
Em agosto de 2025 foi convidado pela Fecomércio-CE (https://www.sesc-ce.com.br/institucional/sobre-o-sesc/) para atuar como Produtor Cultural da XVI Mostra Sesc Cariri de Culturas, exercendo funções de pré-produção e produção do eixo Literatura. Na oportunidade foi o Produtor responsável pelo show de Hélio Ziskind e Banda-SP; do grupo Cutia Coletivo-PE e Os Tapetes Contadores de Histórias-RJ, entre outros. Além de ter sido Mediador dos Cafés Literários no Museu Telma Saraiva, Crato-CE, conversando com escritores, quadrinistas, músicos e compositores de notável importância, como o Escritor e Quadrinista Raymundo Netto; o músico Abdoral Jamacaru; a Escritora Roberta Marisa e o Criador da Fundação Casa Grande Memorial do Homem Kariri, Alemberg Quindins.
Em dezembro de 2024, idealizou e coordenou o projeto “Página Virada na Biblioteca Comunitária”, projeto este que angariou recursos financeiros da Lei de Incentivo à Cultura Paulo Gustavo, por meio da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará. Realizando Mediações de Leitura com as crianças leitoras da Biblioteca Itinerante de Araporanga, situada em Santana do Cariri, as ações obtiveram grande êxito no que diz respeito à disseminação do livro e leitura para comunidades rurais, distantes dos grandes equipamentos culturais.
ENTRE PALAVRAS E SONHOS: A TRAJETÓRIA CULTURAL DE YURI AVELINO ESTÁ SÓ
NO COMEÇO
A jornada de Yuri Avelino, de 2016 até o presente momento, reflete um compromisso contínuo com a arte, a educação e a democratização do acesso à cultura. Sua atuação como contador de histórias, mediador de leitura e produtor cultural o consolidou como uma das vozes mais expressivas da nova geração de agentes culturais do Cariri cearense, reconhecido pela sensibilidade em conectar o público — especialmente o infantil — ao encantamento das narrativas, à escuta e à imaginação. Suas iniciativas carregam o propósito de aproximar pessoas dos livros e da leitura e projeta ampliar o alcance de seu trabalho, desenvolvendo novos projetos de formação de leitores, espetáculos narrativos autorais e ações de fortalecimento da cultura no interior do Ceará. Seu objetivo é continuar inspirando crianças, jovens e educadores a descobrirem, nas palavras e nas histórias, um caminho para a imaginação, a empatia e o conhecimento.
0 comments:
Postar um comentário
Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!