Jornalista
Lucélia Muniz
Ubuntu
Notícias, 29 de outubro de 2025
@luceliamuniz_09 @ubuntunoticias @peluis_plf
Foi com base na Unidade Curricular Eletiva, Medicina Popular da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias-CNT, da EEMTI Padre Luís Filgueiras de Nova Olinda-CE/18ª CREDE que foi desenvolvida a experiência de um canteiro de plantas medicinais intitulado de Canteiro Zé Manga, nome pelo qual era conhecido um dos auxiliares de serviços gerais da nossa instituição de ensino que veio a óbito no ano 2022 e o homenageamos dando nome ao canteiro. Foi com o tema Medicina Popular: a experiência do canteiro de plantas medicinais “Zé Manga” que começamos e demos continuidade a esta ação pedagógica, de pesquisa, de valorização e resgate do saber popular aliado ao saber científico.
A relevância do referido projeto está em reconhecer os principais usos e cuidados com as plantas medicinais indicadas pela SESA (Secretaria Estadual de Saúde), bem como associá-las com o conhecimento popular. Ao desenvolver esta prática pedagógica é possível promover o reconhecimento da importância da diversidade cultural cearense e a valorização das expressões da cultura popular tradicional com uma prática aliada ao saber científico.
Na sexta-feira (24), estive na EEMTI Padre Luís Filgueiras para realizar o processo de revitalização do canteiro junto aos estudantes Agentes Jovens Ambiental-AJAs. A ação incluiu a poda das plantas, retirada das ervas daninhas, colocação de marcadores para cada planta, cobertura com folhas secas para a diminuição da evaporação da água do solo e adubagem, localização das sementes armazenadas para o replantio, identificação das plantas e plantio de mudas, bem como a irrigação.
Participaram da ação, a exemplo dos estudantes - Marcos Vinícius Freire Pereira, Rafaella Gonçalves Cidade, Marielle Fernandes Alves, Davilyn Luana Rosa de Moraes, totalizando 06 AJAs. Temos as seguintes plantas cultivadas – limão, laranja, cebolinho chinês, cana do brejo, ora-pro-nóbis, morango, cidreira, moringa oleífera, babosa, hortelã, losna, maracujá, jaboticaba, capim santo, malva corama, malva do reino, taro, aranto, boldo, canaã, tanchagem, amora, urucum, benzetacil, açafrão, coentro do mato, pitanga.
A troca de saber se constrói desde o cultivar, o doar e receber as
plantas, seja na forma de sementes ou mudas. Atualmente, o canteiro de plantas
medicinais está sob a responsabilidade dos estudantes da escola, selecionados
através do Programa Agente Jovem Ambiental-AJA da Secretaria do Meio Ambiente–SEMA
do Estado do Ceará.













0 comments:
Postar um comentário
Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!