10/06/2023

Museu de Paleontologia oferta conteúdo acessível em braile e libras para visitantes | SANTANA DO CARIRI-CE

Lucélia Muniz

Ubuntu Notícias, 10 de junho de 2023

@luceliamuniz_09     @ubuntunoticias     @museudepaleontologia

Fotografia – Guilherme Petrola @guipetrola

No feriado da quinta-feira (08), dia de Corpus Christi, juntamente com o amigo professor Guilherme Petrola, tive a oportunidade de visitar o Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens localizado no município de Santana do Cariri-CE.

Antes de realizar a visita entrei em contato com a Erika Lima, bolsista da referida instituição, para saber os dias e horário de funcionamento deste. Este funciona da terça-feira ao sábado no horário das 9h às 16h, contato pelo (88) 3545-1206 (WhatsApp). Aos domingos das 9h às 14h.

O intuito da minha visita foi ver a viabilidade de uma aula de campo com uma das turmas que leciono na EEMTI Padre Luís Filgueiras, mas como estava com bastante tempo que eu não fazia uma visita ao museu já imaginava ter muitas novidades e é sempre um momento de novos olhares, novos aprendizados.

A princípio já fiquei sabendo da possibilidade de uma oficina para confecção de réplicas de fósseis que podem ser ministradas por solicitação em outras instituições, a exemplo da escola onde leciono.

O nosso guia foi o jovem Luan Breno Braulio que começou nos apresentando uma maquete da Chapada do Araripe com as 10 formações rochosas da bacia da nossa região. As placas explicativas do conteúdo do museu começaram a chamar a minha atenção: além dos dizerem em Língua Inglesa que já é bem comum em muitos espaços abertos a visitação, observei a presença das identificações em braile e QR Code com conteúdo acessível em libras.  

A diversidade de fósseis em exposição é realmente encantadora – plantas, troncos de árvores, uma asa parcialmente completa de um pterossauro Anhangueridae, crocodilos, peixes, anfíbios, moluscos, insetos, e como diz um dos conteúdos do museu: “o mar esteve aqui”.

Ainda é possível contemplar algumas réplicas feitas com fibra de vidro e gesso. O nosso guia, o Luan, nos explicou o tempo geológico e em qual desses tempos foi formado os fósseis do museu que se constituíram no período Cretáceo a cerca de 120 a 100 milhões de anos atrás.

“Entre os principais ensinamentos do colega Plácido Cidade Nuvens, está o reconhecimento da importância de dialogar com a comunidade local para a preservação do patrimônio paleontológico”. Trecho da frase de Alexander W. A. Kellner (Museu Nacional-UFRJ/Academia Brasileira de Ciências).

O museu é vinculado a Universidade Regional do Cariri-URCA, sua fundação data de 18 de abril de 1985, e o homenageado que dá nome ao museu é o santanense Plácido Cidade Nuvens (1943-2016). O fóssil símbolo do museu é uma libélula, belíssimo exemplar com preservação excepcional de detalhes anatômicos.

Aproveito para os convidar a visitarem o Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens e perceberam a importância da preservação dos fósseis que remontam a nossa história e origem. 

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!