Jornalista Lucélia Muniz
Ubuntu
Notícias, 31 de agosto de 2025
@luceliamuniz_09 @ubuntunoticias @jooycee13
O depoimento que vocês conferem a seguir foi escrito pela jovem
altaneirense, Joyce Gomes, recém-formada em Letras pela Universidade Regional
do Cariri-URCA.
Olá a todos, sou Maria Joyce Gomes Alencar, tenho 21 anos, natural e residente da cidade de Crato, mas criada na cidade de Altaneira, onde morei até meus 18 anos. Sou filha dos agricultores Jorge Gonçalves de Alencar e Cicera Gomes Batista de Alencar, com quem resido atualmente. Recém-graduada em Letras/Língua Inglesa, pela Universidade Regional do Cariri -URCA, atuo como professora de Língua Inglesa do fundamental 1 e 2 em uma escola particular no município de Juazeiro do Norte-CE.
Durante minha jornada educacional básica estudei em três escolas: a Joaquim de Morais, no Sítio São Romão, Altaneira, onde fiquei até o 8º ano; a 18 de Dezembro, também em Altaneira, onde cursei o 9º ano; e a EEEP Wellington Belém de Figueiredo, em Nova Olinda, onde fiz o ensino médio integrado ao Curso Técnico em Edificações.
Ainda no 3º ano do ensino médio realizei o vestibular da URCA como treineira e, para minha alegria, consegui uma aprovação logo de primeira. Fui aprovada em terceiro lugar da ampla concorrência para o curso de Letras/Língua Inglesa.
Quando estava no ensino médio tinha muitas dúvidas sobre o que cursar, até que em uma aula de Projeto de Vida consegui enxergar o que eu deveria seguir. Não foi difícil de entender, apenas parei para pensar no que eu realmente gostava de fazer: estudar línguas e ajudar pessoas, por isso me tornei professora de inglês!
Fui bolsista durante os quatro anos da graduação, participei de uma bolsa de estágio no Geopark Araripe, onde pude desenvolver melhor minhas habilidades comunicativas e linguísticas; fui bolsista de Iniciação científica por dois anos, experiência que me fez aprender a pesquisar, escrever e apresentar trabalhos científicos, que teve como um dos muitos resultados a publicação de um artigo em revista; e bolsista de monitoria, cuja bolsa me ajudou a melhorar minhas habilidades docentes.
Embora eu sempre tenha tido a ajuda de Deus, de minha família e de meus amigos, os desafios não foram inexistentes. O cansaço de tantas vezes passar o dia inteiro na faculdade, de conciliar diversas atividades acadêmicas, ter aula em diferentes turnos no mesmo dia e ainda trabalhar foi algo desafiador que me fez pensar em desistir em alguns momentos, mas que também me fez ver o quanto eu era forte e capaz de conseguir.
O que pude aprender é que mesmo em busca e na realização de nossos
sonhos iremos encontrar obstáculos nos nossos caminhos, mas não podemos deixar
de tentar. São os sonhos que nos movem e é a Educação que pode abrir portas e
nos fazer alçar voos. Estudar não é um trabalho fácil, mas é recompensador e
gratificante poder usufruir do nosso conhecimento.
0 comments:
Postar um comentário
Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!