02/04/2024

AFAE celebra Dia Mundial da Conscientização do Autismo em caminhada pelas principais ruas de Nova Olinda-CE

Jornalista Lucélia Muniz – Reg 0004886/CE

Apoio Técnico – José Alex França

Ubuntu Notícias, 02 de abril de 2024

@luceliamuniz_09     @ubuntunoticias

Na manhã desta terça-feira, 02 de abril, data em que se comemora o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, a AFAE-Associação dos Familiares e Amigos Especiais, realizaram um momento de conscientização pelas principais ruas do nosso município. A caminhada que começou mesmo com uma leve chuva, manteve a programação e contou com a participação de pais e mães atípicos, crianças, adolescentes e adultos autistas, bem como, pessoas que apoiam a causa.

A Professora e Escritora Luciana França, mãe atípica, conduziu a fala durante a caminhada e também contou com a participação de seu filho João Pedro para declamar a poesia Coração Azul.

Durante a caminhada houve algumas falas como a participação da Secretária Municipal de Educação, Márcia Teixeira; a Secretária de Ação Social, Leila Rodrigues; o Conselheiro Tutelar Iêdo Filho; líderes de organizações sociais, os vereadores Andréia Silva, Coni Balbino e Aureliano Souza.

A Campanha Nacional do Dia Mundial da Conscientização do Autismo incentiva a sociedade a olhar além das dificuldades comumente associadas ao autismo e a valorizar o potencial único de cada indivíduo. 

Com o tema, “Valorize as capacidades e respeite os limites!”, reflete um movimento crescente de conscientização e inclusão social em todos os aspectos da vida.

Em um mundo onde as diferenças muitas vezes são vistas como barreiras, essa campanha busca enfatizar que cada pessoa autista possui um conjunto de habilidades e interesses que merecem ser reconhecidos e estimulados. 

Além disso, ressalta a importância de compreender e respeitar os limites de cada um, promovendo um ambiente inclusivo, acessível e acolhedor.

Aproveito para parabenizar todos os envolvidos na caminhada de hoje! Que a sociedade sinta a necessidade de uma reflexão constante! E que as políticas públicas possam chegar até a pessoa autista, lhes assegurando um mundo mais justo e acolhedor!

Nossa bandeira é azul

É de esperanças otimistas

Muito prazer eu sou autista

Vem aqui segure a minha mão

De coração”


0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!