02/03/2024

Escritora Luciana França participa da Coletânea Poetize 2024 com uma poesia em homenagem ao seu filho João Pedro | NOVA OLINDA-CE


Jornalista Lucélia Muniz – Reg 0004886/CE

Ubuntu Notícias, 02 de março de 2024

@luceliamuniz_09     @ubuntunoticias     @lu.dafranca

A escritora nova-olindense, Luciana França, participa de mais uma publicação, desta vez na Coletânea Poetize 2024 lançada através da Vivara Editora. Nesta obra ela participa com a Poesia “Amor Azul” em homenagem a seu filho, João Pedro da França Ferreira. Este é pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA), tem 12 anos de idade, estudante do 7º ano da Escola Avelino Feitosa de Nova Olinda-CE.

Luciana Muniz da França é professora da Rede Pública Estadual do Ceará, assumindo a docência desde 1990. Graduada em Letras, bacharelanda em Biblioteconomia e Terapia Ocupacional. Especialista em Língua Portuguesa; Gestão Escolar; Gestão da Educação Pública; e, Psicopedagogia Clínica, Institucional e Organizacional. Escritora, Imortal cadeira 17 da Academia de Letras do Brasil/Seccional Regional Araripe-CE. Mãe atípica (TEA), membro da AFAE-Associação das Famílias e Amigos dos Especiais.

Sobre a obra

“O sublime na poesia renasce mesmo em tempos modernos. Bem-vindo paradoxo em que o caráter crítico volta insistentemente de um número crescente de poetas. A fé na poesia, na mais discreta das artes, é uma transcendência, por isso, é bem compreendida diante de uma sociedade pouco acostumada a refletir. A arte que não se esgota no processo técnico do artista, encontra no público leitor sua intuição e identificação com os poetas, quase vibrando em harmonia estética e crítica. Ressurge como reação ao avanço da sociedade binária, movendo-se precisamente a partir da perspectiva de uma sobrevivência longa e vital na ópera da história humana. Transcendência que não falta em sua forma lírica em todos os tempos e lugares. É o sublime, consubstancial ao verdadeiro lirismo, especialmente em tempos modernos”. [Apresentação da Obra/Vivara Editora]

Poesia “Amor Azul” Por Luciana França (página 309)

Por que a cor AZUL para simbolizar a pessoa com TEA?

Foi escolhida a cor azul porque o autismo atinge muito mais meninos do que meninas na proporção de 4 meninos para 1 menina, fato que a ciência ainda não consegue explicar.

Qual o significado do laço do autismo?

A imagem representa a diversidade entre as pessoas que estão dentro do espectro autista, com infinitas variações e possibilidades, mesmo tendo semelhanças neurológicas entre elas.

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!