02/03/2024

Aula da Unidade Curricular CULTURA DIGITAL aborda o tema “Ambientes virtuais e seus principais desafios” | NOVA OLINDA-CE

Jornalista Lucélia Muniz – Reg 0004886/CE

Ubuntu Notícias, 02 de março de 2024

@luceliamuniz_09     @ubuntunoticias    @peluis_plf

A Unidade Curricular, Cultura Digital, ofertada nos 1º anos da Escolas em Tempo Integral abordam LETRAMENTO DIGITAL nas turmas de 1º ano, CIDADANIA DIGITAL nas turmas de 2º ano, e TECNOLOGIA E SOCIEDADE nas turmas de 3º ano.

Eu tenho a oportunidade de lecionar Cultura Digital nas turmas de 1º e 2º ano na EEMTI Padre Luís Filgueiras de Nova Olinda-CE. E semana passada abordei com as turmas de 1º ano, seguindo a ementa da Unidade Curricular, o tema “Ambientes virtuais e seus principais desafios”.

Na referida Unidade Curricular se busca desenvolver conhecimentos que possibilitem as/os estudantes interagirem de forma crítica com os ambientes virtuais, tornando-os capazes de interpretar e produzir conteúdos educacionais relevantes.

É muito importante orientar a interação com conteúdos compartilhados no meio virtual, pois cada vez mais cedo as crianças são introduzidas às novas tecnologias e seus ambientes virtuais.

Dentre os principais desafios no uso dos ambientes virtuais, os estudantes da turma do 1º A da EEMTI Padre Luís Filgueiras fizeram as seguintes considerações:

Sobre a Ausência do Ambiente Social

Quando os jovens deixam de participar de momentos em família ou de estarem com os amigos para permanecerem utilizando as redes sociais; Da falta de concentração e foco em sala de aula ao se distrair utilizando o celular; de antes de dormirem ficarem um tempo significativo online ao invés de irem dormir; dificuldade de interação com outras pessoas e para falar em público; o que ocasiona a falta de socialização e distanciamento do ambiente social; Ter medo de contato visual e físico; Depressão; Ansiedade; e até mesmo dificuldade em fazer amizades. Estes foram alguns dos pontos abordados pelos estudantes.

Sobre o Uso Excessivo de Tecnologia

Falta otimizar melhor o tempo (não deixar o celular tomar conta da rotina); dedicar-se a outras tarefas como a leitura; o uso excessivo causa falta de interação social e dificuldade para lidar com os meios de comunicação; problemas psicológicos; Não conseguir se concentrar para assistir vídeos de longa duração, pois se adota o hábito de assistir vídeos de curta duração; Prejudicar a visão por conta da claridade da tela do celular; Uso excessivo de games; Não querer sair de casa.

Nutrir Confiança e Autonomia

Sobre este tópico os estudantes citaram situações como o Cyberbullying; Racismo; Perfil fake; Nutrir uma falsa confiança que pode ser perigosa; Pedofilia; Discurso de ódio. Daí é importante estarmos atentos para não confiar em qualquer proposta de emprego divulgada nas redes sociais; não interagir com desconhecidos; Não passar seus dados pela Internet; e também casos de assédio.

Estudantes da Turma 1ºB com a Diretora de Turma - Profa Eliane

Nas considerações finais ainda ressaltaram que o ambiente social é melhor que as redes sociais e de que é preciso viver mais a realidade e estar em contato com a natureza.  Agradeço a colaboração dos estudantes da Turma 1ºA, em especial a Ana Carulina; Fernando Ibhain; Miguel; Pedro Harley; Alef Ryan; Agenildo; Maria Vitória; Eduardo; Bruna; Francisco; Ariany; Carlos Eduardo.

Vale salientar que o celular pode e deve ser usado em sala de aula como um recurso didático fortalecendo o ensino-aprendizagem. A própria unidade curricular “Cultura Digital” depende do uso deste recurso quando orientado pelo(a) professor(a).

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!