Lucélia
Muniz
Ubuntu
Notícias, 15 de setembro de 2023
@luceliamuniz_09 @ubuntunoticias
Embora saibamos que milhares de crianças morrem precocemente, ao deparar-nos, frente a frente com uma destas duras realidades, caímos por terra em nossos vãs ideais que não sejam àqueles levem amor e maiores expectativas aos nossos jovens...
Embora não tenha conhecido o Issac e seus familiares, sofremos com a notícia de seu falecimento precoce.
Certamente, de alguma forma, mesmo sem as nossas compreensões, cremos, Isaac cumpriu alguma missão de grande relevância para com a sua comunidade e ou até mesmo a repercutir na evolução da própria Humanidade. Não sabemos!
Não estamos evoluídos para identificar exatamente os importantes legados deixados por cada um dos seres que passam por este Mundo.
Um único pensamento, um único gesto, uma visão de Mundo, de justiça, se corretamente otimizada, pode, em nosso ver, contribuir à evolução dos sistemas organizacionais humanos. A própria forma como manifesta-se a morte, pode se fazer indicativo à crítica evolucional humana.
Alguma lição, certamente, pode ser abstraída da vida e morte desta criança, a qual nos deixa com apenas 12 aninhos. Qual? Não sabemos.
Como exemplo clarificador do que falamos, veja-se a morte de uma outra criança e o quão claro evidenciou-se os erros enraizados na cultura educacional e familiar brasileira.
Os fatos são reais.
A criança apanhou muito do pai após tirar uma nota vermelha na escola e a professora enviar um bilhete para os pais, para exigirem mais do filho.
Passados alguns meses, essa mesma criança tirou outra nota vermelha e um novo bilhete foi enviado pela professora para ser lido e assinado pelos pais. Contudo, a criança, sabendo o que ocorreria, não entregou o bilhete, optando pelo suicídio.
Observem o quanto a criança do exemplo supra denunciou do falho sistema educacional e familiar instalado em nosso País. Em evolução. Distante contudo dos verdadeiros valores axiológicos de efetivas prioridades.
A nota vermelha de um aluno, não aponta exclusivamente para a criança ou mesmo para o estudante adolescente, adulto ou idoso. A responsabilidade percentual do aluno na relação processo ensino-aprendizagem, em nossa análise, corresponde aproximadamente a 20% do todo envolvido da proposta de ensino. Os 80% restantes são de responsabilidade do Estado, da família e sobretudo das didáticas adotadas pela escola e utilizadas pelos professores.
Observa-se 80% do processo ensino-aprendizagem se atribuir aos recursos públicos e ou privados, ambientes adequados e confortáveis, tecnologias, materiais, acesso a alimentos, descanso, lazer, higiene e profissionais 'verdadeiramente' preparados para pinçar no interior humano os potenciais latentes, inerentes a todos os seres, prontos a aflorarem, desde que corretamente estimulados.
A nota vermelha de um aluno aponta sobretudo para os déficits governamentais, falhas no sistema educacional e despreparo didático-pedagógico dos nossos professores.
A nota vermelha atribuída aos estudantes, antes de apontar para o aluno, vergonhosamente denuncia e sinaliza erros e falhas do sistema e despreparo de Ministros, Secretários Estaduais e Municipais de Educação, Diretores/Gestores Escolares, Pedagogos, Orientadores Educacionais e Professores. Também parte deste vermelho deve ser atribuído aos pais, pela falta do amor, indispensável à motivação educacional dos filhos. "Coitados!". Sabemos. Muitos pais sem empregos e alimentos, pouco ou quase nada têm, de fato, a oferecerem aos filhos.
Não obstante, muitas crianças, sem ambientes adequados, amor e alimentos mínimos ao desenvolvimento cognitivo, sofrendo até mesmo involuções psicomaturacionais por retrações do neocortex, resultantes da plasticidade negativa, ainda, recebem de pais 'ignorantes' por elos ascendentes 'anticulturais', como bases de mandatos parentais, surras de chicotes e toda sorte de ofensas e desestímulos à vida, o que se dirá, ao desenvolvimento saudável de habilidades, interiorização e aproveitamento de conhecimentos à ampliação das competência necessárias à resolução de pequenas, médias e complexas problematizações...
Isto posto, retomamos o nosso questionamento quanto aos plausíveis legados de possibilidades deixados por Isaac Matos, para todos nós? Não sabemos!
Todos os seres, ao deixarem este mundo, deveria-se mapear, detalhadamente a sua trajetória, abstraindo-se grandes lições.
Vale dizer, que no caso do aluno da nota vermelha, os pais não eram economicamente pobres. Ao contrário, eram abastados, com fartos recursos oriundos de atividades empresariais.
Votos de que a vida do jovem Isaac Matos ganhe precursorialidade de investigações culturais profundas, trazendo luzes ao Mundo.
Que os pais e familiares de Isaac consigam levantar a cabeça e terem a certeza de que a vida de Isaac, além de amor, deixa também no Mundo, mais responsabilidade e a mensagem de necessidade de se criar dispositivos de otimização dos olhares e experiências vividas por todos os seres.
A Imortalidade apregoada aos escritores, são dignos todos os seres. Veja-se o Imortal Sócrates. Teria seu nome, sua história e ensinamentos sido imortalizados, não fosse a sensibilidade de Platão em trazer para o Mundo os seus "Legados"? Pode soar pesado. Mas, o "Legado dos Mortos" faz-se fundamental para a evolução da Humanidade.
Quando a trajetória de vida de todos os seres, cuidadosamente for corretamente valorizada, alcançaremos o primeiro degrau efetivo de um sentido efetivo científico-otimizativo-evolucional, em uma perspectiva plena sob as máximas da Ordem de Platão. Até lá, sem equidade, isonomia e otimização existencial científico-política, vivamos os desencontros deixados pelas lacunas sociais, corporativismos profissionais, incongruências educacionais, manipulações político-religiosas e econômicas.
Salvas à Isaac Matos!
Cumprimentos à jornalista Lucélia Muniz e Ubuntu Notícias!
Prof.
Dr. Mário Carabajal
Presidente
Academia
de Letras do Brasil 'Da Ordem de Platão'
(RJ,
15/09/2023)
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