18/03/2023

Conheça a história de Dona Lúcia de Louro - segunda homenageada do Projeto Março Mulher idealizado pela Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo de Nova Olinda-CE

Lucélia Muniz

Ubuntu Notícias, 18 de março de 2023

@luceliamuniz_09     @ubuntunoticias     @prefeituradenovaolindace    @secult_no

Na quinta-feira (16), encerrou-se a 3ª Edição do Projeto Março Mulher numa realização da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo de Nova Olinda. Ressalto aqui a importância de colhermos homenagem em vida, pois é gratificante e o reconhecimento muito significativo!

Para o Secretário de Cultura, Willyam Luxo @willyam_luxo, o sentimento é de dever cumprido. A gestão do Prefeito Dr Ítalo Brito @dritalobrito através da Secretária de Cultura apresentou as histórias dessas mulheres muito mais do que como uma forma de homenagear personalidades do município, pois valoriza e contempla histórias, potencialidades e singular relevância para inspirar outras mulheres. Na postagem do Instagram, a Prefeitura de Nova Olinda, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo agradeceu a todas as homenageadas, que reviveram memórias e afetos de suas trajetórias de vida.

“Ao @luaanmouraa , jornalista nova-olindense que ouviu e contou atentamente as histórias; ao @roberto.jds , que captou e editou as imagens do projeto Março Mulher, nos vemos em 2024…até lá!”, agradeceu e destacou o Secretário de Cultura Willyam Luxo.

“Foi mágico! Contar um pouco das histórias dessas guerreiras, nos fez mergulhar num mix de emoções. Na oportunidade agradecemos de coração pelo acolhimento e carinho. Foram boas risadas, emoções e lembranças. Gratidão @taydan25 @barbosagirlania @luceliamuniz_09 @andreia_teles_nergino disse.

A seguir vocês conferem a história de Dona Lúcia de Louro nas palavras do Jornalista Luan Moura:

Na segunda homenagem desta edição, o projeto Março Mulher apresenta a história da comerciante Marlúcia Alves de Oliveira, 62 anos, popularmente conhecida como Lúcia de Louro. Em 1961, ano de seu nascimento, a pacata comunidade intitulada Nova Olinda havia deixado de pertencer à Santana do Cariri há apenas quatro anos. Lúcia e sua família enfrentaram as dificuldades ocasionadas pelos fortes períodos de estiagem que comprometeram a agricultura, sua principal fonte de sustento. “A gente vivia da agricultura. Se tivesse inverno, era bom, se não, era muito difícil”, lembra.

Lúcia, filha mais nova de uma família de nove irmãos, viu sua vida melhorar em 1970, ano em que seu pai montou um quiosque na saída para a cidade de Altaneira. “Lá vendia pão, banana, café, vinho”, conta. Foi lá onde criou-se ajudando seus pais e tomou gosto pelo comércio. Treze anos depois, ela casou-se e mudou-se para o bairro Cruzeiro morar com seu companheiro Francisco Barbosa Filho, o Louro, e suas filhas. Antes o espaço era restrito à venda de bebidas, mas aos poucos foi ganhando o status de “bodega”, pequeno armazém onde se comercializam produtos de primeira necessidade.

"Lembro que a primeira vez que eu trouxe arroz parboilizado (espécie de arroz pré-cozido), foi um sucesso, muita gente nem conhecia”, diz. Visionária, em um período em que Nova Olinda dispunha de apenas dois comércios, a empreendedora se deslocava ao Juazeiro do Norte para comprar produtos. “Eu estudava a necessidade da comunidade e trazia os produtos”, conta. Primeiro ela começou a comercializar cadernos, canetas e lápis porque o estabelecimento fica em frente de uma escola. Também observou que as costureiras precisam de materiais para confeccionar roupas e passou a vender agulhas, linhas, zíper, entre outros.

Toda sua dedicação e empenho construíram relações duradouras com clientes que ainda hoje compram no mercado. Alguns, mesmo residindo a cerca de 20 quilômetros, ainda são clientes. Para Lúcia, isso é resultado de um trabalho que é feito com muito carinho.

Empreender é uma missão geracional na família de Lúcia, tanto que por incentivo da mãe, suas duas filhas, Lânia e Girlânia, seguiram os passos dos pais e hoje possuem seus próprios empreendimentos.

Lúcia é uma mulher política. Embora nunca tenha pleiteado cargo na política, ela pensa sempre que os dispositivos políticos podem ser um bem comum a todos. Seu bom relacionamento com a comunidade a fez participar como aporte de várias campanhas eleitorais a nível municipal e estadual, desde 1978.

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!