Jornalista
Lucélia Muniz
Ubuntu
Notícias, 05 de fevereiro de 2026
@luceliamuniz_09 @ubuntunoticias
Mais que conteúdos, o retorno foca no acolhimento, fortalecimento de vínculos, segurança emocional e engajamento, sendo vital para o bem-estar e o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes. No âmbito do Desenvolvimento Socioemocional e Social, a interação social faz a reconexão dos estudantes e professores, sendo fundamental para tais habilidades.
E, em se falando de Saúde Mental e Bem-estar, o ambiente escolar oferece acolhimento que fortalece a autoconfiança, autonomia e segurança emocional. A ideia de pertencimento, cria um ambiente onde o aluno se sente seguro e integrado e isso é decisivo para o clima do ano todo.
Perguntados sobre o que trouxeram na mochila nessa volta às aulas, a resposta literal vem com o óbvio – Trouxemos caderno, borracha, caneta, lápis, apontador, estojo, garrafa, agasalho, remédio, régua e o celular. Mudando a pergunta sobre o que trouxe na mochila em termos da motivação que o traz até o ambiente escolar, a resposta ganha uma dimensão mais cognitiva como – incentivo dos pais, o pé-de-meia (política pública federal de incentivo financeiro-educacional), o aprendizado, ter um futuro melhor, fazer uma faculdade, a merenda escolar (que foca em nutrição, qualidade e na eliminação gradual de alimentos ultraprocessados, promovendo cardápios saudáveis, frutas, sucos naturais e lanches equilibrados), ser uma pessoa melhor, estudar, planejar o futuro, e por fim não estar ocioso fora da escola.
O retorno às aulas também é um momento de readaptação tanto à aprendizagem (currículo escolar) e a rotina – seguir horários, afazeres e regras, organizando a vida. O ambiente escolar fomenta descobertas, criatividade, cultura e esportes.
E, o sucesso escolar depende da parceria entre escola (atividades de integração) e família (suporte em casa). Por isso muitas escolas começam o ano com as reuniões com os pais visando inteirá-los deste processo e tê-los como parceiros.
Garantir que todos retornem e aprendam é prioridade! Em
resumo, a volta às aulas não é apenas acadêmica, mas um marco de
readaptação emocional e social que prepara o terreno para todo o
desenvolvimento futuro!












0 comments:
Postar um comentário
Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!