16/12/2019

Os Saltimbancos em uma viagem por um Sertão às Avessas

Lucélia Muniz
Ubuntu Notícias, 16 de dezembro de 2019
O Grupo de Teatro Dionísio da Escola Estadual de Educação Profissional Wellington Belém de Figueiredo conta atualmente com uma monitoria de dois alunos da Escola Padre Luís Filgueiras – Meriane e Assis Neto - para dá assistência aos alunos do referido grupo. Dentro das ações do Projeto “A Minha Escola é da Comunidade” está em cartaz com a peça teatral “Os Saltimbancos em uma viagem por um Sertão às Avessas”.
Conheça a Sinopse da peça
Durante o início da década de 1970, a Trupe de Saltimbancos Dionísio, vindos diretamente da Europa, chegam a Vila de São José, localizada na Região do Cariri Cearense, para realizar suas últimas apresentações da turnê pelo Nordeste.  Ao chegarem a Vila com bastante alegria e música os saltimbancos são bem recebidos pela população, e iniciam os preparativos para a primeira apresentação.
No outro dia de manhã durante a feira que acontecia em frente a capela que se localizava perto da Praça onde os saltimbancos estavam alojados, estes perceberam a revolta de algumas pessoas da vila devido o barulho dos mesmos e por chamarem bastante atenção de todos os que passavam por ali.
Mas isso logo acaba quando a feira chega ao fim, e os saltimbancos começam a se organizar para a estreia do espetáculo na Vila de São José.  Ao anoitecer a praça vai sendo ocupada pela população da vila, que estão ansiosos para a primeira noite de espetáculo.
Após a primeira apresentação os saltimbancos se reúnem e debatem a possibilidade de abrir vagas para ter na trupe novos integrantes. Logo ao amanhecer a notícia sobre as audições se espalha pela Vila. É quando acaba chamando atenção de uma jovem chamada Maria, onde a mesma tem o sonho de ser artista e viajar mundo a fora fazendo apresentações como saltimbanco, mas acaba sendo impedida pelo pai.
Mesmo assim Maria faz a audição e acaba se tornando a nova integrante da trupe. Mas quando vai dar a notícia a sua família que conseguiu passar nas audições acaba brigando com o seu pai e saindo de casa.
No mesmo dia onde seria a segunda noite da apresentação e a estreia de Maria, ela passa o dia ensaiando e se preparando para a sua primeira apresentação. E ao anoitecer todos se reúnem na praça da Capela para assistir a mais um espetáculo da trupe de saltimbancos e a estreia de Maria. E logo após sua estreia, seu pai e sua família vai ao seu encontro para elogiá-la e a deixam seguir a carreira de artista.
Realização: Grupo de Teatro Dionísio
Roteiro e Direção Geral: Natanael Oliveira
Elenco
Natanael Oliveira – Bartolomeu;
Vitoria – Valentina;
Meriane – Matilde;
Ana Carolina – Carlota;
Igor – Epaminondas;
Janikelly – Maria;
Salatiel - Padre João;
Renan – Jesuíno;
Nayane – Josefina;
Kayná - Dona Dorinha;
Jardiane - Dona Ritinha;
Assis Neto - Coronel Herculano;
Sônia Aparecida – Rosinha;
Eduarda – Rosilda;
Joyce – Conceição;
Amanda – Narração.
O Grupo de Teatro Dionísio já apresentou a referida peça no Teatro Violeta Arraes em Nova Olinda para alunos da Escola Padre Luís Filgueiras e também em Altaneira para os alunos da Escola 18 de Dezembro.

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!