25/08/2018

Missa e Preito de Gratidão aos Patronos é realizada pela ALB/Seccional Araripe-CE

Lucélia Muniz
Ubuntu Notícias, 25 de agosto de 2018
"Não abandones tua ânsia de fazer de tua vida algo extraordinário. Não deixes de crer que as palavras e as poesias sim podem mudar o mundo."
O evento da Academia de Letras do Brasil/Seccional Araripe-CE foi realizado na noite do dia 24 de agosto de 2018, sexta-feira, na Igreja Matriz de Santo Antonio no município de Araripe-CE. Contou com a presença de acadêmicos e familiares dos patronos.
A missa foi presidida pelo Pároco Padre Vileci Vidal tendo como liturgia São Bartolomeu – um dos doze discípulos de Jesus Cristo - Natanael (ou Bartolomeu) é um nome que quer dizer "Deus deu". Este nome ganha um novo sentido se observarmos que Natanael veio de Caná da Galiléia. Lá, ele presenciou o primeiro milagre de Jesus, nas famosas “Bodas de Caná”. Conferir o Evangelho de João 2, 1-11. Como São João evangelista nos conta, o discípulo Filipe contou a Natanael que tinha acabado de encontrar o Messias. E disse-lhe ainda que o salvador vinha de Nazaré. Natanael imediatamente respondeu conforme o conhecimento da época. Ele disse: "Pode vir alguma coisa boa de Nazaré?" (Jo 1, 46).
Na homilia, o Padre Vileci, colocou a seguinte reflexão: O que pode vir de uma Academia de Letras?, fazendo referência ao evangelho do dia. Destacou que enquanto acadêmicos estávamos tendo o reconhecimento dos nossos talentos e habilidades, sendo assim, dons dados por Deus para que possamos cumprir a nossa missão aqui na terra!
Ao celebrar a memória daqueles que constituem os Patronos da Academia que tem como Patrona a Poetisa e Escritora Elizabeth Antão, rezamos por: Fausta Venâncio David (Professora), Noemi de Alencar Arraes (Escritora), José Pereira de Lima (Político), Elói Francisco da Silva (Empresário), Raimundo Araújo Silva (Padre), Antônio Nunes Alencar (Homem Público), Manuel Januário do Nascimento (Latifundiário), Feliciano Ferreira da Silva (Latifundiário), Higino Teles de Menezes (Latifundiário), Generosa Amélia da Cruz (Política), Miguel Dalmir Rodrigues (Músico), José Oêmio Timotio de Arruda (Técnico Agrícola), Manuel Vieira de Albuquerque (Comerciante),  José Freire de Gusmão (Militar), Maria Emília de Alencar Barbosa (Professora), Antônio Paulino de Lima (Sapateiro), Antônio José de Lira (Construtor), Euclides Guedes Rodrigues (Dentista), Antônio Alves Cavalcante (Político), José Júnior Leite, Antônio Girão Barroso (Poeta e Escritor),  Alexandre (Enfermeiro Prático),  Ezequiel Pereira de Amorim,  Antonio Rodrigues – Ribuliço (Poeta), João Sabino Dantas - João Zuba (Folclorista), Maria Constância da França Muniz (Professora e Artesã), Antônio Mendes Amorim, José Alves Batista (Político), Theodolina Rodrigues (Professora), Alexandre Alexandrino de Alencar (Político), Luiz Otacílio Rodrigues (Pecuarista), Maria Vera Lúcia Rodrigues de Alencar (Funcionária Pública),  Maria Luiza Leite (Professora), Antônia Rosa Ribeiro.

Na ocasião, estive acompanhada por minha irmã, a Professora Luciana França para receber o Preito de Gratidão que reconhece minha mãe, a Professora e Artesã – Maria Constância da França Muniz como Patrona da Cadeira nº 35 onde serei empossada como membro da Academia de Letras do Brasil/Seccional Araripe-CE. Em nome da minha família, Muniz & França, agradeço por esta homenagem que tanto nos emociona e nos orgulha! Gratidão pelo reconhecimento a memória da minha saudosa e amada mãe!
SOBRE O PREITO DE GRATIDÃO
O desenvolvimento de um município se dá através de muitos meios, tais como: política, religião, indústria e comércio, agricultura, artesanato, educação, comunicação, construção... e até mesmo pela boa vizinhança; e todos esses setores da sociedade são feitos por pessoas. É, portanto, por pessoas, que todo o desenvolvimento acontece.
É com base nesse pensamento que a Academia de Letras do Brasil/Seccional Araripe-CE reconhece a contribuição dada para o desenvolvimento do Cariri-Oeste por todos os Patronos da referida academia.
O que se faz durante a vida fica registrado e, cedo ou tarde, a história exige que se reconheça tal mérito. É a história que elege os Patronos das cadeiras da ACADEMIA DE LETRAS DO BRASIL/SECCIONAL ARARIPE-CE.
“Fazemos não mais do que nossa obrigação em reconhecer os méritos dos que fizeram a história do Cariri-Oeste. Homens e mulheres incansáveis e dedicados para ser muito mais do que cidadãos comuns, mas trabalhadores compromissados com o desenvolvimento de suas ideias e, assim sendo, contribuíram com o desenvolvimento do mundo”. Dr. Adriano Sousa, Presidente da ACADEMIA DE LETRAS DO BRASIL/SECCIONAL ARARIPE-CE.

Para conferir mais fotografias do evento clique AQUI.
http://www.ubuntunoticiasce.com.br/2017/08/ubuntu-noticias-oferecimento.html
 

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!