quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Biografia da Professora Maria Constância da França Muniz


Maria Constância da França Muniz nasceu aos 04 de dezembro de 1936 no município de Santana do Cariri-CE.
Filha do agricultor João Trajano de França e da agricultora e artesã Ana Rosa de Lima.
Do pai herdou o amor pela Comunidade onde residia e da mãe a arte que passou de geração em geração: os trabalhos artesanais em ponto de cruz, a confecção artesanal de redes, o crochê.
A Família Trajano de França sempre foi considerada uma família de pessoas hospitaleiras que realizavam festejos para a comunidade e preservavam as tradições, tais como, as novenas do mês de maio com a coroação de Nossa Senhora de Fátima, os festejos juninos e as festas natalinas.
Concluiu o 4º Pedagógico no CEJA em Crato-CE, estudou no antigo Ginásio e no Educandário. Fez muitas formações na área de Educação, principalmente para a Educação Infantil e em artesanato. Professora por vocação, desde cedo, se destacou como aluna e com a habilidade de ensinar.
Foi uma das primeiras Professoras da Escola Capitão Plácido, localizada no Sítio Patos, município de Nova Olinda-CE e líder comunitária desta localidade. Professora da Pré-Escola Cirandinha. 
Professora no MOBRAL - Movimento Brasileiro de Alfabetização, tornando-se tanto alfabetizadora de crianças como de adultos. Também participou como colaboradora do Projeto RONDON. Através da comercialização de seu artesanato tonou-se membro, como Secretária e uma das sócias fundadora da Associação dos Microempresários de Nova Olinda-CE (ASMENO) criada pelo SEBRAE.
Um de seus desafios profissionais foi se deslocar para fazer Formações na área de Educação, quando era mãe de família, deixando seu lar para capacitar-se. E, por residir na zona rural a perseverança de dá continuidade aos estudos e inovar em seu trabalho.
Foi casada com Antonio Cardoso de Muniz. Casou-se em Santana do Cariri-CE no dia 24 de junho de 1965. Eles se conheceram numa quermesse no mês de outubro durante as festas de São Francisco em Nova Olinda-CE.
Deste casamento nasceram 07 filhos que atualmente possuem as seguintes formações:
Ana Lucia Muniz da França (Ensino Fundamental): Comerciante;
Padre Francisco Anchieta Cardoso de Muniz (Graduado em Filosofia e em Teologia) da Congregação dos Padres Marianos;
Adailto Raimundo Muniz da França (Bacharel em Direito e tem Licenciatura em Matemática): Professor;
José Amilton Muniz da França (Ensino Médio): Foi Agente de Saúde durante 21 anos - faleceu aos 29 de Abril de 2012;
Luciana Muniz da França (Graduada em Letras com Pós-Graduação em Língua Portuguesa; Gestão Escolar; Gestão e Avaliação da Educação Pública): Professora;
Lucélia Muniz da França (Bacharel em Ciências Econômicas com Habilitação em Matemática com Pós-Graduação em Matemática e Física): Professora;
Maria Geneana Muniz de França (Graduada em Letras e Pedagogia com Pós-Graduação em Psicopedagogia Institucional): Professora.
Sonhava em ver todos os filhos formados, com conclusão de um curso Superior e, sempre trabalhou exaustivamente para pagar os estudos de todos.
Dos acontecimentos que marcaram a sua vida, o reconhecimento profissional pelo trabalho que fez na área da Educação. De em vida ver a aprovação dos filhos em Vestibulares; E as marcas deixadas pela perca de dois filhos recém-nascidos e a morte de sua mãe. Perdeu o pai com seis meses de idade. De família humilde teve que estudar e ainda muito jovem começar a trabalhar.
Conseguiu investir nos estudos dos filhos, devido ao trabalho como Professora e Artesã.
Alfabetizou muitas pessoas e como líder comunitária sempre lutou pelo bem estar de sua comunidade. Muitas pessoas devem a esta Professora a capacidade de leitura e o incentivo para continuar os estudos. 
Se aposentou como Professora, tendo lecionado durante 36 anos. Conseguiu dá encaminhamento aos estudos de seus 07 filhos que na sua maioria foram alfabetizados pela própria.
Faleceu em sua residência no Sítio Patos em Nova Olinda-CE aos 18 de setembro de 1992 vitimada por um câncer.

Veja também

Informações atualizadas em 22 de maio de 2017.

0 comentários:

Postar um comentário

Grata pelo comentário! Volte sempre! :)