⏩Porque todo dia é dia de UBUNTU 🌵Do Cariri Oeste cearense para o Mundo

24/04/2026

SACOLINHA DO CONHECIMENTO EM MOVIMENTO: parceria de leitura entre biblioteca e família | SANTANA DO CARIRI-CE

Jornalista Lucélia Muniz

Ubuntu Notícias, 24 de abril de 2026

@luceliamuniz_09     @ubuntunoticias

@caminhodoconhecimento.oficial

Com Informações da coordenação da Biblioteca Caminho do Conhecimento

Inaugurada no ano de 2021, a Biblioteca Caminho do Conhecimento localiza-se na Vila Familiar, Distrito Latão no município de Santana do Cariri-CE. E, nesses quatro anos da biblioteca, a gestão vem planejando ações que possa fortalecer o acesso ao livro e a cultura.

Nesse sentido, os coordenadores responsáveis e voluntários potencializam a leitura e expressões artísticas e culturais. O projeto “sacolinha do conhecimento em movimento” surge neste ano 2026 para contemplar um dos desafios que é promover uma parceria de leitura entre biblioteca e família.

Arthur Lino apresenta a leitura do livro "O Menino e o Muro" da autora Katya Manira

Ação proposta pela coordenadora responsável Marcia Lino e ampliada pelos outros membros responsáveis: Luiz Reginaldo, Thainá e Renata Lino. O projeto contempla uma experiência de interação, cumplicidade e produção de conteúdo para mídia das redes sociais:

Instagram @caminhodoconhecimento.oficial 

Facebook @bibliotecacaminhodoconhecimento

Para que o projeto alcance o seu objetivo os coordenadores responsáveis aderiram a aquisição de livros novos para surpreender o leitor, recursos como tripé, lapela, arte de divulgação, confecção de sacolas com a logomarca da biblioteca, pessoas responsáveis para irem deixar a sacola e por fim, a preparação de um desafio do audiovisual para retorno da proposta.

A Sacolinha tem como propósito fomentar o acesso ao livro de forma itinerante em comunhão com a família. Essa circularidade da sacolinha contribui para fortalecer o vínculo com o livro e proporcionar aos leitores uma experiência com o audiovisual. Essa experiência de leitura ocorre a cada mês.

Para realizar o desafio a família é acionada via WhatsApp para responder se aceita participar. Confirmada a participação, as coordenadoras responsáveis Renata Lino e Marcia Lino se deslocam até a casa da família para levar a sacolinha. Após a entrega da sacola o leitor ou leitora devolverá a sacolinha após 15 dias.

O impacto da Sacolinha do conhecimento tem ocasionado surpresas positivas. Uma delas é a produção de vídeos orgânicos dos leitores e leitoras para falar sobre o livro lido, pois o material gerado vem cheio de performance, criatividade e uma comunicação diversificada.

O resultado foi tão significativo que foi preciso até aumentar o número de sacolinhas. Um outro ponto positivo é que crianças já se ofereceram para participar, assim como também se estendeu para outras localidades além do Distrito Latão. Por fim, a notícia melhor é que as famílias estão contribuindo muito.

O público atendido do projeto se estende a pré-escola (leitores de faixa etária de 4 a 5 anos), ensino fundamental I (leitores de 6 a 10 anos), ensino fundamental II (11 a 14 anos) e ensino médio (15 a 17 anos).

Para quem deseja também fortalecer o projeto, estão convidados a curtirem, comentarem e compartilharem os vídeos disponibilizados nas redes sociais da biblioteca. E, podem colaborar doando livros para ampliar o acervo das histórias compartilhadas através desta iniciativa.

Na capa desta matéria temos a Lis que participou da iniciativa recebendo a sacolinha com o Livro ‘A menina que não sabia que era bonita’ da escritora Maíra Azevedo. Ela já gravou um vídeo comentando sobre a leitura e deixou um relato criativo.

Entre em contato pelo WhatsApp: (88) 9 9796 7252

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!