Jornalista
Lucélia Muniz
Ubuntu
Notícias, 03 de abril de 2026
@luceliamuniz_09 @ubuntunoticias
Natural do município de Tarrafas-CE, o Mestre Antônio Rafael Sobrinho, nos presentou com este momento em que participa da Missa do Lava-Pés na cidade de Santa Helena na Paraíba, onde reside atualmente. Ele que é Poeta Cordelista, Escritor e Mestre da Cultura, nos faz lembrar da importância desta vivência cristã.
A Missa do Lava-Pés, realizada na Quinta-feira Santa, inaugura o Tríduo Pascal celebrando a Última Ceia, a instituição da Eucaristia e do sacerdócio. O rito, onde o padre lava os pés de 12 pessoas, simboliza a humildade e o serviço de Jesus Cristo, ensinando o amor ao próximo.
“...procurar saber a importância do lava-pés que só lavar por lavar não adianta. Deve alguém lavar os pés da gente como o padre representando Jesus Cristo...simbolizando que devemos lavar os pés daqueles que mais precisa, dos mais pobres, do mais humilde. Pra gente mostrar uma prova de humildade que vem de Jesus Cristo e hoje ninguém quer lavar o pé de ninguém, só quer mandar lavar o seu, mas não quer lavar o de ninguém. Então, é bom que este lava-pés se espalhe... que o povo entenda da nossa obrigação de lavar os pés de alguém”, ressalta o Mestre Antônio Rafael. Fazendo alusão da importância da humildade nos mais diversos setores da sociedade, a exemplo da política.
A Celebração é marcada pela cor branca, omissão da bênção final e, ao fim, ocorre o translado do Santíssimo Sacramento e a desnudação do altar. Após a missa, os fiéis são convidados a permanecer em vigília de adoração, muitas vezes lendo os capítulos 13 a 17 de São João.
A celebração enfatiza que o amor verdadeiro se revela na humildade
e no cuidado com o próximo como muito bem destacou o Mestre Antônio Rafael –
Cadeira 37 da Academia de Letras do Brasil/Seccional Regional Araripe-CE.









0 comments:
Postar um comentário
Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!