⏩Porque todo dia é dia de UBUNTU 🌵Do Cariri Oeste cearense para o Mundo

05/01/2026

Hoje foi dia de conferir as frutas silvestres da Serra do Zabelê | NOVA OLINDA-CE

Jornalista Lucélia Muniz

Ubuntu Notícias, 05 de janeiro de 2026

@luceliamuniz_09     @ubuntunoticias

Hoje conversei com o pedreiro, Claudeonor Santos de Sousa, 37 anos, da Serra do Sítio Zabelê I localizada no município de Nova Olinda. Numa barraquinha feita com forquilhas de madeira e coberta com palha, ele comercializa - jaca, pequi, macaúba, maracujá peroba, mel de abelha e óleo de pequi.

Ele me contou que há cerca de 20 anos coloca a barraquinha para realizar as vendas que começam por volta do mês de novembro e vão até o finalzinho do mês de abril. No terreno logo atrás da barraca ele mora com a esposa Antonielda e os 03 filhos.

O pequi se destaca pela polpa e castanha comestíveis, muito usado na culinária regional, principalmente no tradicional baião de dois com pequi ou na chamada pequizada. Mas, parei para comprar o maracujá peroba e acabei conversando com o mesmo e disse que faria uma matéria.

O maracujá (incluindo a variedade "peroba") oferece benefícios como ação calmante (reduz ansiedade, estresse e insônia) devido a flavonoides e alcaloides, melhora a digestão e saúde intestinal (fibras), fortalece o sistema imunológico (Vitamina C), ajuda no controle da glicose e colesterol (fibras da casca), e possui ação antioxidante e anti-inflamatória, beneficiando a pele e o coração.

Você encontra o maracujá-peroba (Passiflora laurifolia) principalmente em seu habitat natural, como a Floresta Nacional do Araripe (CE), no Nordeste brasileiro, em matas ciliares e regiões tropicais/subtropicais.

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!