⏩Porque todo dia é dia de UBUNTU 🌵Do Cariri Oeste cearense para o Mundo

04/01/2026

E quem esteve visitando Nova Olinda foi a Miss Cariri Adaiana Felipe | NOVA OLINDA-CE

Jornalista Lucélia Muniz

Ubuntu Notícias, 04 de janeiro de 2026

@luceliamuniz_09     @ubuntunoticias   @adaianaf

@espeditoseleirooficial

Foto reprodução Instagram

A Engenheira Civil, Adaiana Felipe, Miss Cariri 2026 esteve no finalzinho do ano, visitando o município de Nova Olinda. Ela esteve na Fundação Casa Grande/Memorial do Homem Kariri - entidade fundada em 19 de dezembro de 1992 pelo casal de músicos e pesquisadores Rosiane Limaverde e Alemberg Quindins, a partir da restauração da primeira casa da fazenda que deu origem ao município. 

O prédio, de estilo colonial que data do início do ciclo do couro no Nordeste, foi adquirido pela família de Alemberg em 1932. Décadas depois, Rosiane e Alemberg transformaram o local em uma casa guardiã da memória dos povos da Chapada do Araripe, incluindo os primeiros habitantes, os Kariri.

“As crianças fazem a recepção apresentado a casa e explicando sobre o museu e como funciona a fundação. Quem nos recebeu foi a Ana Luiza, linda e inteligente, que nos explicou tudo de forma detalhada... Esse é um trabalho muito incrível que desenvolvem e gera bastante impacto social e econômico na região. Além de resgatar a identidade da nossa origem. Que orgulho!”, ressaltou Adaiana Felipe em postagem pelo Instagram.

Ela ainda visitou o Mestre Artesão Espedito Seleiro. Quem visita o Museu do Ciclo do Couro, em Nova Olinda, no Cariri cearense, inevitavelmente é tomado por um encantamento ao ver as cores e formas das peças e as ferramentas que compõem o acervo pessoal do artesão Espedito Veloso de Carvalho. Em seu ateliê, localizado próximo ao Museu, Espedito Seleiro recebe os visitantes com o bom humor e a amabilidade que lhe são características.

“Mesmo sendo tão reconhecido, me recebeu tão bem de forma simples e acolhedora, como é de costume por aqui. Me perguntou sobre o concurso como funciona e se ajudava a promover a cultura, em seguida, analisou minha faixa e disse que iria me dá uma faixa com a cara do Cariri, uma honra, que me fez voltar feliz e bastante satisfeita com minha visita”, destacou Adaiana pelo Instagram.

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!