Jornalista
Lucélia Muniz
Ubuntu
Notícias, 14 de dezembro de 2025
@luceliamuniz_09 @ubuntunoticias @nayon_duarte
A Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc) por meio da Coordenadoria de Protagonismo Estudantil (Copes) em parceria com a Fundação Demócrito Rocha (FDR), realizou o Concurso Redação Enem: Chego junto, Chego a 1.000! - edição 2025, destinado a alunos da 3ª série e EJA (Educação de Jovens e Adultos) do ensino médio das escolas públicas do Ceará.
O objetivo deste concurso de redação é motivar a prática da escrita de textos do tipo dissertativo-argumentativo de alunos da 3ª série e EJA do ensino médio de escolas públicas do estado do Ceará, por meio da elaboração e da premiação às redações vencedoras do Concurso Redação Enem: Chego junto, Chego a 1.000!
Foram temáticas para a proposta de redação:
TEMA 1 - OS LIMITES DO USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL (IA) NA VIDA
COTIDIANA DO BRASILEIRO.
TEMA 2 - A REGULAMENTAÇÃO DA INTERNET NO COMBATE A ADULTIZAÇÃO E
EROTIZAÇÃO DE CRIANÇAS NO CONTEXTO BRASILEIRO.
TEMA 3 - O PROFESSOR BRASILEIRO: COMBATE AO ADOECIMENTO MENTAL E
FÍSICO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO.
TEMA 4 - MUDANÇAS CLIMÁTICAS E A INTENSIFICAÇÃO DE DESASTRES
AMBIENTAIS NO BRASIL: COMO REVERTER ESSE CENÁRIO?
TEMA 5 - O AUDIOVISUAL COMO ESPELHO E MODELADOR DA IDENTIDADE CULTURAL DO POVO BRASILEIRO.
A temática sorteada foi ‘O PROFESSOR BRASILEIRO: COMBATE AO ADOECIMENTO MENTAL E FÍSICO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO’ e os estudantes concorreram nas etapas – escolar, regional e estadual. Dentre 66 mil redações enviadas em todo o estado, o estudante Nayon Duarte Vieira da EEEP Wellington Belém de Figueiredo de Nova Olinda, obteve o 1º lugar com a orientação da Professora Iva Félix. Ele recebeu como premiação um smartphone e um notebook e a professora orientadora um smartphone.
“Como estudante, ter a redação premiada a nível estadual representa a sensação de que todo o esforço desenvolvido ao longo do ano foi recompensado e gerou frutos concretos. Esse reconhecimento mostra que, com dedicação, disciplina e muita batalha, é possível chegar longe e alcançar os meus objetivos. Além disso, o prêmio se torna uma fonte de inspiração não apenas para o Enem, mas também para os vestibulares e para todas as provas que ainda virão, sendo uma espécie de “injeção de ânimo” para seguir lutando pelas minhas pretensões”, disse o estudante Nayon.
Nayon conclui o 3º ano do Curso Técnico em Informática este ano e é filho dos agricultores Maria Aparecida Duarte Correia e Evanderson Vieira da Costa. Natural do município de Santana do Cariri, reside no Sítio Latão.
Para produzir o texto dissertativo-argumentativo, ele nos contou que usou como repertórios socioculturais, as obras: "Operários" de Tarsila do Amaral; "Sociedade do Cansaço" de Byung - Chul Han; e Teoria da alienação de Karl Marx.
“A importância desse tema está no fato de ele retratar uma realidade que muitos professores vivem todos os dias, mas que nem sempre é discutida como deveria. Os profissionais da educação, como destaquei no meu texto, lidam constantemente com pressão por resultados, baixa remuneração e jornadas de trabalho cansativas, o que acaba gerando muito estresse e afetando a saúde mental e física. Falar sobre isso é entender que essas condições interferem diretamente no trabalho que eles desenvolvem em sala de aula e, consequentemente, no ensino. Além disso, é um assunto que costuma ser ignorado no dia a dia e que ainda recebe poucas ações concretas para mudar essa realidade, o que torna o debate ainda mais necessário”, destaca Nayon.
Para concluir a nossa conversa perguntei ao estudante Nayon, qual
dica ele deixa para os estudantes melhorarem o processo da escrita, no caso das
produções textuais. “A prática ajuda a identificar
os próprios erros, entender o que está funcionando nos textos e o que ainda
precisa melhorar, para então trabalhar diretamente nesses pontos. Além disso, é
muito importante buscar bons repertórios, por meio da leitura de livros, de
filmes e de músicas. Também vale estudar a estrutura da redação, ler muitas
redações nota 1000 e analisar o que esses estudantes fizeram de diferente para
alcançar esse resultado. Tudo isso, junto com constância e dedicação, faz uma diferença
expressiva na escrita,” concluiu.











0 comments:
Postar um comentário
Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!