Jornalista
Lucélia Muniz
Ubuntu
Notícias, 04 de dezembro de 2025
@luceliamuniz_09 @ubuntunoticias @peluis_plf
A turma do 1⁰ Ano D realizou o "Chá Poético: mulheres" junto com professoras da EEMTI Padre Luís Filgueiras de Nova Olinda. De acordo com as professoras, os estudantes apresentaram o livro "Fala sério, mãe" de Thalita Rebouças onde a referida obra foi estudada nas aulas de Clube.
Eu aprendi que sonhos nascem para fazer a gente feliz e que é preciso ter garra e força de vontade para lutar por eles e realizá-los. Thalita Rebouças
A ação ainda contou com apresentações da Literatura Afro-brasileira com algumas obras como: Carolina Maria de Jesus autora da obra Quarto de despejo, Ana Maria Gonçalves autora da obra Um defeito de cor e primeira mulher negra a ter assento na Academia Brasileira de Letras do Brasil. “Precisamos trazer nossas vozes para reconstruir”. Ana Maria Gonçalves.
“Quem escreve pode passar fome de comida, mas tem o pão da sabedoria e pode gritar com suas palavras.” Carolina Maria de Jesus
Os alunos ainda apresentaram Conceição Evaristo através de seus contos e poemas, bem como foi feito uma análise crítica do livro infantil "Menina bonita do laço de fita" de Ana Maria Machado. “A questão do negro não é para o negro resolver, é para a nação brasileira." Conceição Evaristo
“A literatura é uma forma de resistência, de manter viva a imaginação e a liberdade.” Ana Maria Machado
Este momento da culminância foi originado das atividades desenvolvidas durante as aulas de Língua Portuguesa da professora Hericka Santos. Ela tem especialização em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira e Africana de Línguas pela Universidade Regional do Cariri-URCA.
Participaram da referida culminância, as professoras - Ana Paula Batista (Professora Coordenadora da área da Matemática), Aline Alves (professora da área de Ciências Humanas/Cientista Social) e Vilmária Temoteo (Professora Coordenadora da área de Ciências da Natureza).
“Foi um momento enriquecedor, cheio de aprendizados e superação de desafios! Parabéns Hericka”, destacou a professora Vilmária Temoteo.
Através
desta matéria coloco o Ubuntu Notícias à disposição dos professores para
divulgar essas ações, principalmente, no tocante a valorização e reconhecimento
da nossa história, identidade e luta. Todas as políticas públicas que
usufruímos hoje são oriundas da luta e do movimento de muitas pessoas. De uma
luta coletiva! Só assim conseguimos! Parabéns pela iniciativa!








0 comments:
Postar um comentário
Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!