⏩Porque todo dia é dia de UBUNTU 🌵Do Cariri Oeste cearense para o Mundo

16/09/2025

“Sempre me vi como uma pessoa obstinada pelo senso de justiça” Por Daiane Soares, Advogada | SANTANA DO CARIRI-CE

Jornalista Lucélia Muniz

Ubuntu Notícias, 16 de setembro de 2025

@luceliamuniz_09     @ubuntunoticias    @daianesoares.adv

E dando continuidade ao nosso quadro de matérias com jornadas educacionais inspiradoras, hoje iremos conferir a trajetória da Advogada Daiane Soares. O depoimento que segue foi encaminhado pela mesma. Boa leitura! Inspire-se!

Meu nome é Antonia Daiane Soares Matos. Moro no Sítio Pedra Branca, em Nova Olinda, interior do Ceará, e sou natural de Santana do Cariri. Meus pais são os agricultores Maria Soares de Oliveira e Eliezio de Oliveira Matos, pessoas que sempre me guiaram pelo caminho dos estudos, da honestidade e do trabalho.

Cursei até o 5º ano do ensino fundamental na Escola Hermano Chaves Franck, localizada no Sítio Pedra Branca. Após isso, ganhei uma bolsa de estudos no Instituto Psicopedagógico, em Santana do Cariri. O ensino médio cursei na atual EEMTI Adrião do Vale Nuvens. Ingressei no curso de Direito pela Universidade Regional do Cariri-URCA.

Desde muito nova, entendi que, para ocupar meu lugar no mundo da maneira como eu gostaria, havia apenas um caminho: o caminho dos estudos. Somente ele poderia mudar a realidade social na qual eu estava inserida. Sempre me vi como uma pessoa obstinada pelo senso de justiça e sonhava, desde cedo, em ser advogada. Confesso que, por um momento, desacreditei de mim. Mas, considerando quem eu sou e de onde vim, desistir nunca foi uma opção e foi por não desistir que hoje vivo uma realidade que, antes, parecia muito distante.

Não podemos jamais romantizar as dificuldades, pois elas existem e são inúmeras. Mas também são superáveis. No meu caso, especificamente, nunca pude me dedicar exclusivamente aos estudos, pois desde os 16 anos precisei conciliar trabalho, estágios e estudos. A rotina foi, por muitas vezes, exaustiva e cruel. Trabalhar durante o dia e estudar à noite foi desafiador. Mas, como disse, desistir nunca foi uma opção. Durante minha jornada acadêmica, os estágios na 2ª Vara Cível e Criminal da Comarca de Crato foram essenciais para minha formação profissional.

Hoje, sou advogada, tenho um escritório em sociedade na cidade de Santana do Cariri e atuo como Diretora de Benefícios na Previ Nova Olinda. Sei que ainda tenho muito a caminhar e construir em minha trajetória profissional, mas me orgulho profundamente de quem sou e do que conquistei. Busco exercer uma advocacia humanizada, determinada, com empatia e levando minhas raízes sempre comigo.

Aos jovens que estão no ensino médio, afirmo: a educação tem um poder transformador em nossas vidas. Por meio dos estudos, podemos mudar nossa realidade e conquistar nosso espaço no mundo da maneira que desejarmos. Cada esforço vale a pena e será recompensado. Acredito fielmente nisso e defendo uma educação cada vez mais acessível, inclusiva e capaz de abrir caminhos para todos.

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!