24/04/2024

O Papel do Jornalismo Local no Combate à Desinformação | LIVE DE FORMAÇÃO

Jornalista Lucélia Muniz – Reg 0004886/CE

Ubuntu Notícias, 24 de abril de 2024

@luceliamuniz_09     @ubuntunoticias

Estudando e procurando sempre a formação para comunicar com responsabilidade, fiz a inscrição para a Live "O papel do Jornalismo Local no Combate à Desinformação". Esta que contou com a participação de especialistas renomados para discutir estratégias eficazes no combate à desinformação, visando a defesa dos princípios democráticos - uma oportunidade única para entender melhor os desafios enfrentados e conhecer soluções práticas para enfrentá-los.

A transmissão ao vivo ocorreu na quinta-feira (18), às 10h, numa realização da startup de mídia Alright em parceria com a renomada agência Lupa de São Paulo. Na transmissão foi debatido questões cruciais sobre o papel fundamental do jornalismo local no enfrentamento à desinformação, especialmente em um contexto de eleições municipais no Brasil, onde a disseminação de fake news representa uma ameaça à democracia e à sociedade como um todo.

Na ocasião, a CEO da Agência Lupa, Natália Leal, trouxe sua expertise e experiência na área de fact-checking e no combate à desinformação. A live contou com mais de 1.000 inscritos interagindo com os debatedores através do chat ao vivo. A luta contra desinformação e fake news é crucial para a integridade do jornalismo e democracia, especialmente no cenário eleitoral de 2024. 

Entre os temas abordados

O avanço das tecnologias de Inteligência Artificial e o desafio da desinformação em ano eleitoral;

Estratégias de combate à desinformação, incluindo educação midiática e metodologias de verificação de fatos;

Soluções para fortalecer o ecossistema jornalístico, como o trabalho colaborativo e a educação de profissionais e do público em geral;

Perspectivas futuras, incluindo a regulamentação e o papel da justiça eleitoral.

SOBRE OS CONVIDADOS DESTA IMPORTANTE DISCUSSÃO

Marlise Viegas Brenol: Jornalista, professora da Faculdade de Comunicação da UNB e pós-doutora em Democracia Digital pelo INCT-DD na UFBA;

Natália Leal: Jornalista e diretora executiva da Lupa, uma das principais referências em verificação de fatos no país;

Marta Alencar: Jornalista, Doutoranda em Comunicação pela UNISINOS, Professora substituta da UFMA e Fundadora da COAR.

Marco Aurélio Jacob: Publicitário, jornalista e cofundador da GazetaDoCerrado.com.br.

No dia 06 de outubro teremos o 1º turno das eleições municipais com votação para Prefeito/Vice-prefeito e Vereadores em 5.568 municípios. Durante a live que também contou com a participação do Secretário de Políticas Digitais/SECOM, João Brant, este ressaltou com informações do Atlas da Notícia, existirem no Brasil 900 municípios identificados como Desertos de Notícias e 1.270 onde só existem rádios comunitárias, classificados como desertos parciais de notícias. “Um país que não tem um jornalismo forte, terá certamente uma Democracia mais fraca”, disse. Vale salientar que este veículo de comunicação, o Ubuntu Notícias, é cadastrado no Atlas da Notícia.

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!