11/03/2024

A SEDUC lança nesta segunda-feira, a I Semana da Internet Segura com o tema "Segurança, Privacidade e Reputação: Por uma Internet Segura" | CEARÁ

Jornalista Lucélia Muniz – Reg 0004886/CE

Ubuntu Notícias, 11 de março de 2024

@luceliamuniz_09     @ubuntunoticias

A SEDUC, por meio da Coordenadoria de Educação em Direitos Humanos, Inclusão e Acessibilidade – COEDH e de sua Equipe de Cidadania e Cultura Digital - ECCD, lança nesta segunda-feira (11) até a sexta-feira (15), a I Semana da Internet Segura, com o tema "Segurança, Privacidade e Reputação: Por uma Internet Segura". Inspirada pelo Dia Internacional da Internet Segura, a Seduc propõe esta semana como um esforço concentrado para sensibilizar professores, gestores e alunos sobre a necessidade de uma cidadania responsável e segura no ambiente virtual.

Ao focar na formação de professores que ministram a disciplina voltada para Cultura Digital e seus temas transversais, a iniciativa busca criar uma conscientização efetiva sobre práticas digitais éticas, seguras e alinhadas aos Direitos Humanos, contribuindo para a formação continuada de professores e professoras e sua repercussão em sala de aula e em toda a comunidade escolar, preparando-a para os desafios e oportunidades de uma era digital, promovendo, assim, uma sociedade mais informada e responsável virtualmente.

A I Semana da Internet Segura propõe-se como um momento de formação para professores da rede estadual, com foco nos professores que ministram a disciplina de Cultura Digital para as turmas de 1º, 2º e 3º anos das EEMTI’s, ou que focam no estudo transversal do tema em sala de aula, possibilitando, assim, o trabalho de conscientização dos alunos sobre a segurança, a privacidade e a reputação no ambiente virtual e o cuidado no compartilhamento de informações pessoais online.

No dia 13 de março, o evento contará com um Minicurso, composto por um Webinar, a ser transmitido através do Youtube, no canal do CED, às 9h, cujo tema será “Segurança, Privacidade e Reputação: Por uma Internet Segura". Posteriormente, às 14h, terá uma oficina intitulada “Intervenções didáticas para uma internet segura”, cujos projetos propostos serão aplicados pelos professores cursistas nas escolas com o acompanhamento da tutoria online através do AVACED.

A carga horária total do evento será de 26 horas, com certificação. Durante os demais dias da Semana da Internet Segura (11/03 a 15/03), a equipe ECCD também entregará material informativo e formativo para os professores e gestores replicarem nas escolas. Essa ação contribuirá para a formação de alunos, gestores e professores em relação a práticas digitais éticas, seguras e condizentes com as premissas dos Direitos Humanos.

Eu, Professora Lucélia Muniz, estou inscrita e ministro a Unidade Curricular Cultura Digital nas turmas de 1ºA, 1ºB, 1ºC e 2ºE, tendo como foco o Letramento Digital e a Cidadania Digital. Ainda ministro as Eletivas de Design Gráfico e Criação de Mídias, e Marketing Digital na EEMTI Padre Luís Filgueiras de Nova Olinda-CE.

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!