16/08/2023

Hoje iremos conhecer o relato do Cientista Social Samuel Ferreira | SANTANA DO CARIRI-CE

Lucélia Muniz

Ubuntu Notícias, 16 de agosto de 2023 (editado em 21/08/2023)

@luceliamuniz_09     @ubuntunoticias     @osamuelf_

Na noite desta quarta-feira (16), o Ubuntu Notícias compartilha com vocês o relato de Samuel de Oliveira Ferreira, 23 anos, filho de Francisco Cesar Ferreira (agricultor e vigilante) e Raimunda Pereira de Oliveira (agricultora e dona de casa). Este é natural de Juazeiro do Norte-CE e reside no município de Santana do Cariri–CE.

Com a palavra o Cientista Social Samuel Ferreira

Me chamo Samuel de Oliveira Ferreira, sou natural de Juazeiro do Norte-CE e resido no município de Santana do Cariri–CE. Minha trajetória enquanto estudante foi bem diversificada. Estudei parcialmente em escola particular e conclui os meus estudos na rede pública de ensino. Desde cedo era muito curioso com o mundo ao meu redor e a escola foi o lugar que me permitia aprender com os interesses que apareciam.

No Ensino Médio, fui selecionado para estudar na EEEP Wellington Belém de Figueiredo, no município de Nova Olinda-CE, onde cursei o técnico em edificações. Lá pude me desenvolver não apenas com as disciplinas da base comum e técnica, mas também o meu senso ético, estético e cultural foi contemplado pelo trabalho dos professores. As apresentações, feiras de ciências, participação em projetos, mostras culturais e exposição de trabalhos, me aproximavam do que era a escola, um espaço de aprendizagens possível com as relações sociais e a sua pluralidade de diferenças.

A escola sempre foi um ambiente propicio ao meu desenvolvimento e por essa razão fazia sentido manter-se ali. Acredito que parte da desmotivação dos jovens se dê pelo fato de não encontrarem amparo e compreensão para permanecerem estudando. Seja pela falta de incentivo, ineficiência de políticas públicas, condições socioeconômicas ou familiares. Tenho a constante certeza que estudar aproxima qualquer sujeito de experiências e oportunidades, e quanto maior essa abertura, maior será a bagagem adquirida.

Possuía uma inclinação para as áreas de linguagens e códigos e ciências humanas, mas a disciplina de Sociologia mostrava-se mais atrativa, considerando a sua organização e os conteúdos discutidos em sala de aula. Percebia que os colegas se sentiam instigados e a vontade para expor os pontos de vista sobre um fato, fenômeno ou acontecimento rotineiro.  No último ano escolar, me interessei pelo universo da cultura e busquei onde poderia compreender de perto a definição deste conceito e a área que a englobava profissionalmente. Optei pelo vestibular no curso de Licenciatura em Ciências Sociais na Universidade Regional do Cariri-URCA.

A universidade foi um evento na minha vida. Positivamente falando, nunca pude presenciar tamanha riqueza, trocas de experiências e distintos modos de vidas ocorrendo num espaço situado. A cada aula, debate e encontros, o curso afirmava uma certeza que aos poucos se intensificava. A leitura, interpretação textual, escrita e oralidade são habilidades inerentes ao cientista social. Sempre gostei de escrever, expor ideias, explorar formatos textuais, e isso foi bem aproveitado no período da graduação.

A modalidade da licenciatura foi uma escolha intencional, apesar de saber que ser educador no nosso país é desafiador. Entendia que educar como coloca Paulo Freire, perpassa a realidade concreta, de modo que deva se associar a disciplina ensinada e os saberes dos educandos. O estágio no Ensino Médio foi a comprovação que estava no caminho certo.

É importante ressaltar que em sua maioria os estudantes da universidade pública vivenciam contextos de vulnerabilidade socioeconômica, e o ambiente acadêmico para muitos, assim como para mim é uma alternativa que põe a prova o seu viés emancipatório quando constrói políticas de apoio aos estudantes. Ter sido bolsista dois anos consecutivos me manteve próximo do tripé que forma a universidade: ensino, pesquisa e extensão. E a inserção nestas ações, que os universitários conseguem oportunidades de desenvolvimento e crescimento pessoal e profissional.

As Ciências Sociais é uma área que estuda os aspectos sociais do mundo humano, a vida social, dos indivíduos e grupos humanos existentes no presente ou passado. É subdividida em três grandes áreas: a Antropologia, a Ciência Política e a Sociologia. A Antropologia explora o ser humano de forma ampla tendo como foco, sua origem e diversidades culturais e sociais. A Ciência Política está centrada no estudo do poder, no estado, no governo ou demais instituições que desempenham a atenção a vida política da coletividade. A Sociologia como ciência da sociedade, visa estudar os agrupamentos humanos, suas relações sociais o modo como se organiza a vida coletiva e como os indivíduos interagem.

O cientista social é habilitado para compreender o contexto em que vive e a partir de bases teórico-científicas, analíticas e críticas é capaz de promover respostas que fujam do imediatismo do senso comum. A área de atuação é ampla, sendo possível atuar desde a educação (básica ou superior), até em contextos sociais mais amplos, como setores públicos e privados, projetos sociais, redes de comunicação, políticas públicas, cidadania e responsabilidade social.

Apresentei meu trabalho de conclusão de curso no dia 1º de agosto, com o tema: "A Educação não formal no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Santana do Cariri-CE", ao qual obtive nota máxima. Encerrando um ciclo de cinco anos de estudo e aprimoramento pessoal, profissional e humano.  Nesse entremeio, notei que seguir um projeto de vida requer muito além do que o desejo de realização, é preciso encarar desafios, renúncias, medos e dúvidas. Ter tido apoio de familiares, amigos e profissionais foi o meu maior incentivo para continuar.

Atualmente desenvolvo o trabalho de Educador Social no Centro de Referência de Assistência Social-CRAS, em Santana do Cariri, onde lido diretamente com público de adolescentes e suas famílias.

 A mensagem de esperança que deixo a juventude é acreditar no seu projeto de vida. Esse é o primeiro passo para qualquer realização. Também, procurar informações, manter contato com pessoas e não se limitar as condições de vida, já contribui parcialmente para a consolidação de sonhos. Parafraseando Hermann Hess, “seu destino o ama e lhe pertencerá por completo como você sonha, se continuar sendo-lhe fiel. ” 


0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!