24/03/2023

Evento Dia Internacional da Síndrome do Amor | NOVA OLINDA-CE

Lucélia Muniz

Ubuntu Notícias, 24 de março de 2023

@luceliamuniz_09     @ubuntunoticias    @veracordeiro7

Com Informações da Mestre de Cerimônia – Andréia Teles @andreia_teles_nergino

Fotografia – Agência Click @agenciaclick__

Na tarde da terça-feira (21), aconteceu no Dalla’s Cariri o evento em apoio a causa da Síndrome de Down com o tema “Dia Internacional da Síndrome do Amor” numa idealização e realização da Professora Vera Cordeiro mais conhecida no município como Tia Vera.

“Não é difícil entender porque quem tem um integrante com síndrome de down na família é mais feliz! Tudo de melhor que podemos receber de alguém, eles oferecem em dobro: é o dobro de amor, de amizade, de alegria e de carinho”, ressaltou a cerimonialista Andréia Teles na abertura do evento.

Entendendo melhor a Síndrome de Down

A Síndrome de Down ocorre no momento da formação da criança, com a presença de três cromossomos 21 na maioria das células, ou seja, a pessoa com trissomia do cromossomo 21 tem 47 cromossomos ao invés de 46. Podem ser suscetíveis a alguns tipos de doenças, porém cada um tem a sua personalidade.

É importante esclarecer que a síndrome de Down NÃO é uma doença e muito menos culpa dos pais! Outro fato muito importante é não deixar que o seu filho com Down seja isolado da sociedade. Eles têm capacidade de desenvolver diversas habilidades e realizações, referentes à independência e autonomia para o convívio social. Podem sim, levar uma vida normal, com sentimentos e deveres respeitados, tais como aprender, amar, passear e trabalhar.

Os portadores da síndrome de Down são verdadeiros PORTADORES DO AMOR que nos ensinam, a cada momento, superar qualquer obstáculo e a responder às adversidades, com um belo sorriso seguido de uma gargalhada. E eles têm total razão, com alegria os problemas ficam mais fáceis de serem resolvidos.

Por muitos anos essa frase se tornou o carro chefe das campanhas de conscientização sobre a Síndrome de Down. Baseado nessa máxima, a Sra Professora Vera Cordeiro de Santana Teles desenvolveu o projeto que vem sendo realizado desde o ano de 2016 até o presente momento, que culmina com a realização de um evento em comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado no dia 21 de março, integrando as crianças portadores da Síndrome de Down, bem como os seus responsáveis.

Com o intuito de acolher, proteger, amar, cuidar e disseminar informações acerca das pessoas portadoras da Síndrome, o projeto, coordenado pela professora Tia Vera, vem realizando palestras e mesas temáticas para debate da inclusão dos portadores da síndrome e discutindo qual é o papel da família e da escola diante desta causa nobre e digna de reconhecimento.

Tia Vera ressalta a importância de comemorar os direitos já conquistados, além de debater novas propostas de políticas públicas voltadas para a inclusão. “É um dia de luta contra o preconceito, a favor da inclusão e da celebração daquilo que já foi conquistado”, ressalta.

O projeto teve início em fevereiro de 2016, começou atendendo 08 pessoas na EEM Padre Luís Filgueiras e hoje em atendimento domiciliar, são 20 dentre crianças e adolescentes portadores da Síndrome de Down juntamente com suas mães. Segundo Tia Vera, a iniciativa realiza palestras ministradas por profissionais qualificados para com os responsáveis e com as crianças e adolescentes.

“A intenção é oferecer um momento interativo com troca de informação que integram as estratégias de atenção e cuidados, criar espaços de discussão, reflexão e aprofundamento com as mães, com o intuito de prepará-las para que possam possibilitar aos portadores da Síndrome o desenvolvimento das habilidades em cada fase, juntamente com o acompanhamento da escola”, destaca Tia Vera.

Durante o evento foi exibido material audiovisual com depoimentos que emocionaram os presentes. Os vídeos feitos especialmente para a ocasião foram produzidos pela G3 Produções e pela Agência Click de Nova Olinda.

Na ocasião, ainda aconteceu uma Palestra ministrada pela Sra Hylnara Brito, Enfermeira graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA/CE e que atualmente está no comando de um Posto de Atendimento em Nova Olinda/CE.

Neste ano, a bandeira de luta ainda é a “Inclusão social: Vamos fazer acontecer!” O desafio clama a todos: aos Poderes Judiciário, Executivo e Legislativo, à sociedade, aos amigos Parceiros, às inúmeras organizações que, na Nova Olinda inteira, congregam pais e amigos de pessoas que, diferentes no modo de ser e de ver o mundo, cotidianamente nos dão uma sábia lição de amor e de grandeza humana. Este o sentimento com que a Professora de Inclusão Tia Vera, comemora o Dia Internacional da Síndrome de Down. Certa vez dito por Dr. John Langdon-Down: “Sonhe alto o bastante”. Sonhemos alto, pois, com um Brasil melhor, mais decente, mais justo, sem preconceito e sem discriminação!

“Tenho certeza de que hoje é um dia histórico para o NOSSO MUNICÍPIO e consequentemente para a nossa sociedade. Foi uma grande honra para nós termos tido vossas presenças, assim como dos Pais junto com seus filhos que são preciosidades para Deus e para Nós. Que possamos, a partir desta homenagem, dar mais um passo no sentido da inclusão plena no município de Nova Olinda-CE”, ressaltou Andréia Teles.

“Que possamos cada vez mais avançar quebrando preconceitos, enfrentando a segregação, construindo uma cidade mais justa e soberana, um Brasil que trate todos os nossos filhos da mesma forma, acolhendo-os nas suas diferenças e aproveitando de maneira plena o potencial e as qualidades de cada um deles. Muito obrigado a todos pela presença”, concluiu.

Um comentário:

  1. Gratidão a DEUS por essa belíssima conquista! Gratidão ao Jornal Ubuntu e Clik informarmâtica por esse lindo texto em prol de uma causa nobre, que é o dia 21 de Março, dia Internacional da Síndrome de Down, a Síndrome doAMOR .Essa data reflete um marco histórico e abençoado por amor e carinho a essa data significativa.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!