24/07/2021

Projeto SESC CORDEL – “A Criança e a Rede Social” de autoria da Escritora Fátima Teles e ilustração de João Alves

Lucélia Muniz

Ubuntu Notícias, 24 de julho de 2021

@luceliamuniz_09 @ubuntunoticias @agenciaclick__

A cidade de Juazeiro do Norte é um grande centro produtor de cordel. E o Sesc Ceará como grande incentivador dessa arte, fomentou a narrativa através do projeto Sesc Cordel, de edição poética cujo objetivo principal é publicar a produção literária de cordelistas, para resgatar, fomentar e promover a literatura de cordel na região do Cariri e no Brasil.

O projeto vem participando de várias ações culturais no Brasil. Em 2001, a convite do Sesc Pompéia, o projeto esteve presente no evento “100 anos de cordel”. Neste mesmo ano, celebrou-se contentemente a conquista dos prêmios, Rodrigo de Melo Franco, do Instituto do Patrimônio Histórico Artístico e Nacional (IPHAN), na categoria divulgação, e o prêmio Romão Batista de Arte, Cultura e Incentivo à Cultura, em Juazeiro do Norte, destacando-se ainda, neste mesmo ano, no Projeto Literatura de Cordel no Nordeste, realizado pelo Sesc Aracajú.

Em 2003, o projeto esteve representado na mostra comemorativa dos 18 anos PEPLP – Programa de Estudo e Pesquisa da Literatura Popular, na Universidade Federal da Bahia, a convite desta IES. O projeto teve início em 1999, e comemora suas duas décadas de existência disseminando a riqueza da literatura popular de cordel para que ela continue sempre presente e forte na cultura do povo nordestino e brasileiro. O Sesc Ceará, através da unidade Juazeiro do Norte, apresenta neste mês de Julho de 2021, o cordel intitulado A criança e a rede social com autoria da Maria de Fátima Araújo Teles.

Para ler este Cordel clique AQUI.

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!