Lucélia Muniz
Ubuntu Notícias, 24 de março de 2019
Por Pedro Virginio Neto
Via o Blog - Entre Livros e Ideias - pensando a educação, a Sociedade e a vida a partir de textos
Via o Blog - Entre Livros e Ideias - pensando a educação, a Sociedade e a vida a partir de textos
"Geralmente,
os leigos no assunto, procuram definir a Psicopedagogia a partir de seu próprio
nome que sugere uma junção entre Psicologia e Pedagogia. Contudo, a
Psicopedagogia não é simplesmente a junção entre essas duas ciências."
O
objeto da psicopedagogia
Geralmente, os leigos no
assunto, procuram definir a Psicopedagogia a partir de seu próprio nome
que sugere uma junção entre Psicologia e Pedagogia. Contudo, a Psicopedagogia
não é simplesmente a junção entre essas duas ciências. Ela pode ser mais
amplamente definida como sendo “uma área de estudos voltada para o fenômeno
da aprendizagem humana, tendo em conta os seus processos normais, as
dificuldades e os transtornos que dificultam ou impedem o indivíduo de aprender
normalmente”. A Psicopedagogia,
portanto, tem um objeto de pesquisa e de intervenção bem definido: a
aprendizagem humana.
Ora, o ser humano se constitui, em todas as
áreas de sua vida, através do processo de aprendizagem. Logo, vê-se que o
objeto da Psicopedagogia é amplo e complexo, embora bem definido em sua
essência.
A
atuação do psicopedagogo
O Psicopedagogo pesquisa e atua sobre
os processos de aprendizagem humana em todos os espaços em que ele ocorre,
a saber: Em ambientes acadêmicos como escolas e universidades, hospitais,
empresas e instituições de atendimento coletivo. Em todos esses espaços a
aprendizagem é requerida.
O sentido de aprender não se limita ao
de absorver informações de caráter teórico e científico, em ambiente
acadêmico, mas estende-se a todas às aprendizagens ligadas à convivência
humana, ao autoconhecimento e ao fazer profissional.
Ou seja, os quatro pilares da Educação: aprender a aprender, aprender a
conviver, aprender a ser e aprender a fazer. Estas quatro dimensões abrangem
todos os espaços da convivência e da ação humana.
É bom esclarecer um ponto: O
Psicopedagogo tem seu foco nas questões de aprendizagem. Este profissional não
trata de depressão, ansiedade, síndrome do pânico ou qualquer outra patologia
de cunho psicológico ou psiquiátrico. Embora ele deva ter conhecimentos
teóricos que o ajudem a entender como tais patologias podem se manifestar e
influir de modo negativo sobre a aprendizagem do sujeito, não compete a ele
tratar diretamente destas questões. Isto extrapolaria sua competência. A ele
compete, uma vez identificados sintomas ou sinais que apontem para a presença
de uma dessas patologias, encaminhar para o profissional competente. Daí sua
atuação ideal se dar em equipe multiprofissional.
O
conhecimento multidisciplinar
Embora a Psicopedagogia seja uma área de
especialização quanto ao seu objeto de estudo, que é o processo de aprendizagem
humana, no que diz respeito aos conhecimentos teóricos necessários ao
psicopedagogo, para o exercício de sua função, ela é uma área multidisciplinar.
O profissional desta área deve ser um ávido pesquisador-leitor das
diversas ciências que o auxiliem na compreensão do fenômeno da
aprendizagem, tais como a pedagogia, a psicologia, a linguística, a
filosofia, a história, a sociologia, a neuroaprendizagem, dentre outras.
A
formação do psicopedagogo
Evidentemente, cada psicopedagogo possui
uma disciplina base em sua formação. Muitos são licenciados, professores das
diversas áreas do conhecimento, outros são médicos, psicólogos,
fonoaudiólogos, pedagogos, dentre outros.
Certamente essa formação base influi sobre
análise teórica e sobre a metodologia de ação de cada psicopedagogo para
intervir sobre os problemas de aprendizagem específicos. De modo ideal o
profissional deve atuar junto há uma equipe multidisciplinar.
As
modalidades de atendimento
A atuação do psicopedagogo se dá em duas
modalidades básicas: na modalidade institucional e clínica. Na modalidade clínica, geralmente
realizada em ambientes exclusivos, as chamadas “clínicas
psicopedagógicas”. Neste caso, o atendimento é individualizado, onde a pessoa
que apresenta as dificuldades de aprendizagem é avaliada e conduzida através de
um processo de intervenção que visa a superação das dificuldades
diagnosticadas. Tal abordagem também pode ocorrer no interior de uma escola ou
de outro espaço de alguma instituição. Nem por isso deixará de ser clínica,
posto que é individualizada.
A modalidade institucional, é uma
abordagem grupal, tendo em vista, no mais das vezes, os aspectos da convivência,
da motivação, da eficiência e da eficácia das equipes. Além disso, estas ações podem ser preventivas ou
corretivas.
No âmbito escolar é mais comum a adoção da
abordagem institucional, posto que os profissionais desta área muitas
vezes desempenham papéis de coordenação ou docência e atuam, sobretudo, na formação
de professores e na orientação de estudantes e da comunidade escolar em
geral.
A atuação do psicopedagogo é descrita
amplamente no Código brasileiro de ocupações (CBO2394-25)
e no Código de ética da Associação Brasileira
de Psicopedagogos (ABPp).
Contribuição
para a melhoria da educação
Como pode ser percebido, a partir da descrição
acima, a Psicopedagogia e o profissional desta área vêm contribuir para o
sucesso educacional com uma visão abrangente acerca da aprendizagem humana em
todas as suas dimensões, investigando as causas da não aprendizagem
e propondo ações de caráter corretivo ou preventivo, numa perspectiva
institucional ou clínica.
Uma das formas mais comuns e eficazes de
atuação do psicopedagogo nos ambientes escolares é através da oferta
de cursos, palestras, atividades de orientação em grupos tanto de
profissionais quanto de estudantes e da comunidade em geral.
É de suma
importância, portanto, que se atente para necessidade desse profissional em
todos os espaços de convivência e de aprendizagem humanas.
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