03/01/2022

Capela das Gerações é Consagrada a São Raimundo Nonato e a Nossa Senhora de Fátima | SANTANA DO CARIRI-CE

Lucélia Muniz

Ubuntu Notícias, 03 de janeiro de 2022

@luceliamuniz_09 @ubuntunoticias @agenciaclick__   @capelasaoraimundo.oficial

Foi no 1º de janeiro de 2022, Dia Mundial da Paz, que aconteceu a Consagração da Capela das Gerações a São Raimundo Nonato e a Nossa Senhora de Fátima. A mesma está localizada no Sitio Latão município de Santana do Cariri-CE.

O sino anunciou a consagração que aconteceria às 19 horas. Populares assistiram a celebração do entorno da capela e acompanharam através de um livreto vendo as imagens do interior da capela exibidas em um telão colocado na parte externa.  

Na parte interna da capela se pode observar no altar do lado direito a imagem de São Raimundo Nonato e a esquerda a imagem de Nossa Senhora de Fátima. Logo nas laterais da entrada duas placas opostas ao altar, uma de cada lado da porta, que foram reveladas no momento da mensagem e da bênção.

A Consagração se fez como um momento de oração e de paz, com a revelação das placas de homenagem, a missa inaugural, as bênçãos e a entrega de comendas após à missa.

E foi grafado os seguintes dizeres na PRIMEIRA PLACA da Capela - História da Construção e Homenagem

A família é eternamente grata às gerações passadas que honrosamente os trouxeram até aqui e esperançosos nas gerações futuras, que carregam o dom da vida e a essência da continuidade. Essa casa de orações recebe a designação oficial de CAPELA DAS GERAÇÕES, consagrada solenemente em 1º de janeiro de dois mil e vinte dois – ano da Graça do Senhor Jesus Cristo - para o culto e devoção dos santos padroeiros SÃO RAIMUNDO NONATO e NOSSA SENHORA DE FÁTIMA.

A construção que teve início em fevereiro de dois mil e vinte e finalizada em julho do mesmo ano foi projetada e construída com traços arquitetônicos do estilo gótico e barroco. Esse santuário foi edificado em agradecimento, honra e glória ao senhor RAIMUNDO REGINALDO SILVA (In memoriam), à senhora MARIA ILZA DINIZ DA SILVA e aos seus ancestrais desde os tataravós até as gerações presentes.

Os ancestrais que fisicamente não estão mais entre nós, e que hoje são luzes no plano espiritual, estão aqui representados por cada uma dessas luzes que iluminam essa belíssima capela. A eles nossa reverência e agradecimento.

Ao grafar e pronunciar a denominação de cada membro de parte da genealogia, eternizados nessa comenda fixada no interior da capela, estaremos homenageando a todos os ancestrais da família e também a todos os descendentes presentes, ausentes e já falecidos dessa grandiosa família.

Os tataravôs paternos (In memoriam):

JOAQUIM REGINALDO DA SILVA

LUZIA MARIA DA CONCEIÇÃO;

JOSÉ FERREIRA LIMA;

e JOSEFA GONÇALVES DA CONCEIÇÃO.

Os tataravôs maternos (In memoriam):

JOÃO FERREIRA DINIZ;

MARIA ROSALINA DA CONCEIÇÃO;

ANTONIO JOSÉ CORREIA;

e LAURENTINA MARIA DE JESUS.

Os bisavós paternos (In memoriam):

DAMIÃO REGINALDO SILVA;

e FRANCISCA FERREIRA LIMA.

Os bisavós maternos (In memoriam):

JOSÉ PEQUENO DINIZ;

e EUCLIDES LAURINTINO DINIZ.

E os avós maternos:

RAIMUNDO REGINALDO SILVA (In memoriam);

e MARIA ILZA DINIZ DA SILVA.

Todos eles representados por quatorze arandelas que iluminam essa belíssima capela. O primeiro pendente da nave central com oito lâmpadas está homenageando os oitos bisnetos:

VERA LÚCIA REGINALDO DINIZ;

AURELIANO REGINALDO DINIZ;

VALDIR REGINALDO DINIZ;

LUIZ REGINALDO DINIZ DA SILVA;

ANTONIO MARCOS REGINALDO SILVA (In memoriam);

ANA LÚCIA REGINALDO DINIZ;

FRANCISCO REGINALDO DINIZ;

E JOSÉ REGINALDO DINIZ.

O segundo pendente da nave central com oito lâmpadas está homenageando os oitos tataranetos:

RAFAEL DO CARMO DINIZ;

WANESSA DO CARMO DINIZ;

MARCOS VINICIUS XAVIER DINIZ;

GABRIEL XAVIER DINIZ;

FRANCISCA JÚLIA CARDOSO DINIZ;

MARILIA CARDOSO DINIZ;

ANA LÍVIA CARDOSO DINIZ;

e ANDRESSA REGINALDO DINIZ.

Na Bíblia Sagrada, em 2 Samuel 7;12, lemos: “Quando a sua vida terminar na terra e vieres a descansar na companhia dos teus antepassados, escolherei um dos seus filhos para sucedê-lo, um fruto do seu próprio corpo, e Eu Firmarei o reino dele”.

A Senhora MARIA ILZA DINIZ DA SILVA foi convidada para revelar a placa acima citada que foi abençoada pelo PE. JOSÉ HUMBERTO FERREIRA.

E foi grafado os seguintes dizeres na SEGUNDA PLACA - “Capela das Gerações” dedicada a São Raimundo Nonato e Nossa Senhora de Fátima:

“Glorioso São Raimundo, eu vos tomo por meu especial advogado perante Deus, eu vos rogo vossa proteção a fim de que me alcanceis de Deus todas as graças de que necessito, auxílio nas tentações e misericórdia na fragilidade, a graça de uma boa morte, para convosco ir gozar e louvar a Deus por todos os séculos dos séculos”.

“Santíssima Virgem Maria, Rainha do Santíssimo Rosário, teve o prazer de aparecer aos filhos de Fátima e revelar uma mensagem gloriosa. Nós te imploramos, inspira em nossos corações um amor fervoroso pela recitação do Rosário. Meditando nos mistérios da redenção que aí são evocados, possamos obter as graças e virtudes que pedimos, pelos méritos de Jesus Cristo, nosso Senhor e Redentor”.

Papa: Francisco;

Administrador Diocesano: Pe José Vicente Pinto de Alencar Silva;

Pároco: Pe. Paulo Lemos Pereira;

Paróquia de Senhora Sant’Ana/Santana do Cariri-Ceará;

Engenheiros: José Reginaldo Diniz e Marcos Vinicius Xavier Diniz;

Mestre de Obras: João Jodailson Vieira da Costa (Joda);

Auxiliar do Mestre de Obras: Alan Alisson Major da Silva (Alisson);

Ano da Construção – 2020.

“E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor, e não aos homens, sabendo que recebereis do Senhor o galardão da herança, porque a Cristo, o Senhor, servis.” Colossenses 3: 23,24.

E o Senhor JOSÉ REGINALDO DINIZ foi convidado para revelar a segunda placa acima citada que também foi abençoada pelo PE. JOSÉ HUMBERTO FERREIRA.

Após a missa em Ação de Graças da Inauguração da Capela de São Raimundo Nonato e de Nossa Senhora de Fátima, prosseguiu-se para a entrega de comendas defronte a capela.

CERIMÔNIA DOS GUARDIÕES

A Senhora MARIA ILZA DINIZ DA SILVA e o Senhor JOSÉ REGINALDO DINIZ conduziram este momento especial após ser proferida a seguinte mensagem:

O tempo, senhor de tudo, vai passar e cada um de nós seguiremos com os nossos sonhos, projetos, realizações pessoais e coletivas, aqui e também em terras distantes. E um dia quando tudo passar, iremos nos juntar aos nossos antepassados que viveram nessas terras queridas por gerações. A família é grata aos tataravós, bisavós, avós, tios e tias, primos e primas, vizinhos e amigos queridos.

Não podemos deixar de mencionar a inspiração de tudo isso, o Sr. RAIMUNDO REGINALDO DA SILVA e a Sra. MARIA ILZA DINIZ DA SILVA, pais honrados e dedicados que conduziram seus filhos para o caminho do bem e da liberdade de escolhas, que não mediram esforços para realizar os sonhos dos mesmos e direcioná-los sempre para os melhores caminhos.

A vida continua, e tudo em seu tempo. Pois há o tempo de esperar, o tempo semear e o tempo de colher, e precisamos seguir na busca de novos desafios, as mudanças necessárias virão, mas sempre esperançosos com os que irão nos suceder aqui presentes e também os ausentes, que não puderam comparecer fisicamente, mas estão sintonizados em mente e espírito nesse momento de celebração.

A forma como seremos lembrados é pelo que somos, pelo que fazemos e pelas ações que realizamos. Hoje estamos lembrando os ancestrais dessa família e plantando a semente da gratidão, cultivando o jardim da esperança, para que a descendência possa também celebrar os seus ancestrais, nossa reverência aos que os trouxeram até aqui.

O momento presente é graças a eles, e queremos com esse ato de hoje que os aqui presentes também sejam lembrados, e que esse fluxo fique cada vez mais intenso por todo o sempre. É com esse propósito, que cada um aqui sonha um dia poder realizar o sonho do outro, e a continuidade pode ser uma realidade para as próximas gerações, e que simbolicamente irão receber esse compromisso hoje em forma de medalha intitulada de “GUARDIÕES DA CAPELA DE SÃO RAIMUNDO NONATO E NOSSA SENHORA DE FÁTIMA".

As medalhas foram abençoadas pelo PE. JOSÉ HUMBERTO FERREIRA e a matriarca da família, a Sra. MARIA ILZA DINIZ DA SILVA, as entregou aos netos e netas com o apoio do seu primogênito, o Sr. JOSÉ REGINALDO DINIZ.

Finalizando a mensagem proferida neste momento:

“Para que essas gerações futuras assumam o compromisso e a honra de pertencerem a guarda, a preservação deste local e a continuidade da família, plantando Gratidão e Cultivando o jardim da Esperança assim como seus ancestrais”.

Ao final o céu iluminou-se com várias cores proporcionadas por uma queima de fogos. Um momento de bênção, celebração, fé, esperança e confraternização!

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!