28/01/2019

Novo-olindense, Lucélia Muniz da França, toma posse na ALB/Araripe-CE em solenidade realizada no Dalla’s Cariri

Lucélia Muniz
Ubuntu Notícias, 28 de janeiro de 2019
No finalzinho da tarde do sábado (26) foi realizado a Solenidade de Posse Individual da acadêmica Lucélia Muniz da França na Academia de Letras do Brasil/Seccional Araripe-CE. Ela que tem como Patrona, a sua mãe, a Professora e Artesã – Maria Constância da França Muniz.
Junto aos amigos e familiares, Lucélia Muniz, participou desta solenidade, momento em que apresentou um trabalho de pesquisa escrito a partir da história de vida da patrona que a representa. A acadêmica recebeu a Medalha ALB/Araripe-CE e fez o seu discurso de posse, onde exaltou a sua patrona e se propôs em manter viva a sua memória, agradeceu ainda pelo convite a fazer parte da ALB/ARARIPE-CE e fez o compromisso de empenhar-se com a cultura local e regional.
O trabalho de pesquisa foi apreciado pelo Presidente da ALB/Araripe-CE, o Senhor Adriano de Sousa e também pela mesa de honra formada pelas Professoras Luciana França e Samara Macêdo.
A Patrona foi homenageada pelos netos que adentraram ao evento com rosas brancas e uma fotografia desta. A solenidade que aconteceu no Dalla’s Cariri em Nova Olinda-CE teve como Cerimonialista, a Sra. Andréia Teles, com decoração da Center Festas do empresário Márcio Muniz e cobertura da equipe da Frame Produções.
Na ocasião também aconteceu o lançamento do Livro “Patronos” em nosso município. Este que é o Volume 01 de uma obra coletiva organizada pelos acadêmicos Sandro Cidrão, Adriano Sousa, Eliziane Alves, Francisca Lira, José Evantuil, Maria Elói, Lucélia Muniz e Germá Martins. Os interessados podem adquiri o livro pelo valor de 20 reais com a acadêmica Lucélia Muniz da França [contato (88) 9 9999 1900 – WhatsApp] que poderá autografá-lo. Lembrando que nesta obra consta a pesquisa sobre a Patrona Maria Constância da França Muniz.
Ao proferir o discurso que efetivou a acadêmica empossada na Academia de Letras do Brasil/Seccional Araripe-CE, o Presidente Francisco Adriano de Sousa, disse: “A presidência ALB Araripe empossa na Cadeira 35, a Lucélia professora, a Lucélia fotógrafa e a incansável Lucélia jornalista. (...) Todas essas Lucélias são importantes e necessárias a vida na Academia de Letras do Brasil/Seccional Araripe-CE”.
Sobre a Patrona homenageada, Dona Constância, enfatizou: “Tomamo-la por Patrona ALB Araripe-CE, e depois da pesquisa apresentada temos a certeza de que a Cadeira de número 35 está deveras protegida por alguém que em vida deu a sua contribuição na cultura, na educação, na religião, e em todos os campos aonde atuou com desenvoltura, abnegação e compromisso”, disse Adriano de Sousa.
Ao longo desse trabalho de pesquisa, a acadêmica Lucélia Muniz da França, apresentou a vida de Maria Constância da França Muniz como artesã, estudante, professora, líder comunitária, esposa, mãe, filha, madrinha e religiosa. Esta, enquanto viveu dedicou-se à causa social, à educação de crianças, jovens e adultos, e sempre se vestiu de uma fé inabalável em Maria.
“Penso que devemos a essa novo-olindense o reconhecimento que a mesma teve em vida, pela gratidão daqueles que tiveram a oportunidade de conviver com a mesma. Foram 36 anos de serviços prestados à educação do município de Nova Olinda, uma dedicação que também passou pelo artesanato, confeccionado por sua família, além de manter viva as tradições religiosas”, frisou a acadêmica Lucélia Muniz.
Quanto as considerações sobre como pode se dá reconhecimento da memória de Maria Constância da França Muniz, ainda que póstuma, a acadêmica sugeriu a indicação do nome da mesma para compor o nome de alguma escola de Nova Olinda.
E, ainda acrescentou: “Esta homenagem também poderia ser ofertada com a criação da Comenda Professora Maria Constância da França Muniz ofertada às professoras e/ou professores novo-olindenses aposentadas(os) e que já deram sua contribuição à educação de nosso município”.
“Espero contar com o apoio da Câmara Municipal de Nova Olinda-CE para que possa acolher minhas sugestões como preito de gratidão aos trabalhos desenvolvidos por sua filha ilustre, a Professora e Artesã Maria Constância da França Muniz”, concluiu.  
Na solenidade estavam presentes o Presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Nova Olinda, o Senhor Zé Vieira e a Vereadora Lourdes da Saúde e na ocasião a acadêmica Lucélia Muniz pediu o apoio dos mesmos para elaborar, apresentar e aprovar um projeto para criação da referida comenda.
Os presentes adquiriram o livro, assistiram à apresentação do trabalho, e também se confraternizaram; um encontro de amigos, familiares, representantes da academia para celebrar a cultura, a vida e a memória da patrona homenageada.
 Para conferir mais fotografias da solenidade clique AQUI.

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!