29/01/2019

Biografia de Lucélia Muniz da França por Alexia França

Lucélia Muniz
Ubuntu Notícias, 29 de janeiro de 2019
*Biografia apresentada no dia 26 de janeiro de 2019 pela sobrinha Alexia França em decorrência da posse da acadêmica Lucélia Muniz da França na Academia de Letras do Brasil/Seccional Araripe-CE.
Lucélia Muniz da França, novo-olindense, filha do casal Antonio Cardoso Muniz e Maria Constância da França Muniz. Blogueira, Professora e Microempresária. Membro da Academia de Letras do Brasil/Seccional Araripe-CE, Cadeira nº 35 que tem como Patrona a Professora e Artesã - Maria Constância da França Muniz, sua mãe.
Lucélia iniciou a vida escolar na Creche Cirandinha onde foi aluna de sua mãe, sua primeira professora. Na 1ª série estudou na Escola Paulo Sarasate onde foi aluna de Dona Socorro Cordeiro, chegando a cursar a 2ª série na Escola 15 de Novembro, onde foi aluna de Dona Vilani Cordeiro. Por essas professoras sempre teve um imenso carinho, pois se fizeram verdadeiras atuantes no processo de sua alfabetização.
Na escola Capitão Plácido voltou a ser aluna de sua mãe e cursou, nesta unidade de ensino, as 3ª e 4ª séries. Da 5ª série ao 3º ano do Ensino Médio estudou no Centro Educacional Avelino Feitosa – escola da Campanha Nacional de Escolas da Comunidade-CNEC. É bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Regional do Cariri-URCA com habilitação em Matemática e especialista em Matemática e Física pela Faculdade de Juazeiro do Norte-FJN.
Atualmente é professora do Laboratório Educacional de Informática-LEI e do ensino de Informática Básica na escola profissional Wellington Belém de Figueiredo em Nova Olinda-CE. É administradora do Portal de Comunicação: Ubuntu Notícias de Nova Olinda-CE onde compartilha diariamente, matérias de cunho social nas esferas política, educacional, cultural e cidadã.
Lucélia é tia de Hugo, Ana Fernanda, Alexia (eu), Eric, Brenda, Wellington, Wallyson, Samara, José Alex, Laura, João Pedro, Luma e Lara. É irmã de Anchieta, Ana Lúcia, Adailto, José Amilton (im memoriam), Luciana e Geneana.
A mulher que adotou os gatinhos Bill e Bartô! Uma pessoa que às vezes escreve poesia sem ser poetiza, mas que encontra nas palavras e nas letras uma forma de defender muitas causas. Alguém que sempre esteve envolvida em projetos de valorização e disseminação da cultura regional, além de ser professora dedicada, pois transborda empenho e competência ao lecionar. Irmã presente e tia amiga recheando nossas vidas de boas conversas e momentos especiais. Alguém que nos faz sentir seguros ao se orgulhar de suas conquistas.
Sabem onde encontrá-la? Nas matérias do portal de comunicação que a mesma administra, numa conversa em meio a um bom cafezinho, em sala de aula, atrás de uma câmera registrando e eternizando momentos através da fotografia ou simplesmente dentro de um abraço!
[Acho que são os retalhos de cada momento, unidos um a um, que formam à "colcha vida" da gente! Ninguém se faz inteiro, somos pedacinhos daqui, pedacinhos dali, pedacinhos que foram e que serão...]

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!