28/10/2018

Eleições 2018: Jair Bolsonaro é eleito presidente do Brasil

Lucélia Muniz
Ubuntu Notícias, 28 de outubro de 2018

Com 96% das urnas totalizadas, ele lidera a apuração com 55,5% dos votos válidos — seu adversário, Fernando Haddad (PT) tem 44,5%

Os brasileiros foram às urnas neste domingo (28) para eleger o 38º presidente da República e os governadores de treze estados. Jair Messias Bolsonaro (PSL) foi eleito o novo presidente. Com 96% das urnas totalizadas, ele lidera a apuração com 55,5% dos votos válidos — seu adversário, Fernando Haddad (PT) tem 44,5%.

Capitão da reserva, deputado é o primeiro político saído do Exército a assumir o comando do país desde o fim do regime militar.

 

Capitão da reserva, ele é o primeiro político saído do Exército a assumir o comando do país desde 15 de março de 1985, quando o general João Baptista Figueiredo deixou a Presidência para dar lugar ao advogado José Sarney, até então senador pelo Maranhão e vice de Tancredo Neves na chapa eleita indiretamente pelo Congresso.


Deputado federal pelo PSL (Partido Social Liberal), com cerca de três décadas de vida parlamentar, é também o primeiro presidente eleito fora da polarização entre PSDB e PT que marcava a corrida presidencial desde 1994. A posse será em 1º de janeiro de 2019. Seu vice, Antônio Hamilton Martins Mourão (PRTB), de 65 anos, é general da reserva do Exército.

Pai de cinco filhos, Bolsonaro está em seu terceiro casamento, com Michelle de Paula Firmo Reinaldo Bolsonaro. Seus filhos são Flávio, eleito senador no Rio, Carlos, vereador também no Rio, e Eduardo, reeleito neste ano deputado federal por São Paulo com a maior votação para o cargo no país, todos do casamento com Rogéria Nantes Nunes Braga. É pai ainda de Renan, que teve com Ana Cristina Siqueira Valle, e de Laura, do atual casamento.

Bolsonaro nasceu em Campinas (SP), mas foi criado na cidade de Eldorado, a 243 km de São Paulo. Formou-se em 1977 na Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende (RJ), e chegou à patente intermediária de capitão. Em 1988, foi para a reserva, após ter sido eleito vereador no Rio de Janeiro. Ele já passou por oito partidos.

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!