Jornalista
Lucélia Muniz
Ubuntu
Notícias, 23 de maio de 2026
@luceliamuniz_09 @ubuntunoticias @zear_tur
Na quinta-feira (21), aconteceu a inauguração do Museu Escola de Agrofloresta do Mestre Zé Artur. Na manhã deste sábado fiz uma visita para conhecer o espaço que se configura como o 4º museu orgânico do município de Nova Olinda. Anteriormente já havia sido inaugurado o Museu do Ciclo do Couro/Memorial Espedito Seleiro, Museu Casa Antonio Jeremias Pereira e o Museu Casa da Mestra Dinha.
O Sítio Escola Mestre Zé Artur enquanto Sistema Agroflorestal da Chapada do Araripe abriga os saberes do Senhor José Raimundo de Matos, 83 anos, o Mestre Zé Artur, que começou com a prática do sistema agroflorestal no ano de 1995 na Lagoa do Sítio Patos localizada no município de Nova Olinda. Rompendo com as práticas tradicionais de cultivo do solo, o mestre, adotou um sistema de consórcio de plantas que produz o ano todo sem o uso de agrotóxicos e queimadas.
Na sua propriedade é possível encontrar o cultivo de manga, atemoia, pinha, banana, aritucum, graviola, goiaba, mexerica, cajá, milho, feijão, andu, pau d’arco, samaúma, inharé, aroeira, angico, marmeleiro, dentre outras espécies. E ainda umas caixas de uma ação experimental com abelhas nativas.
Casado com Sebastiana Luiza de Matos, 83 anos, conhecida carinhosamente como Dona Bastinha, o Mestre Zé Artur, concilia a prática agroflorestal com os saberes das plantas medicinais dela que cultiva na propriedade plantas medicinais. Uma parceria que já dura 62 anos de união.
“Eu esperava um dia essa realização... essa lição fica para meus filhos e netos tocarem o barco adiante”, disse o Mestre Zé Artur.
Vale salientar que a propriedade conta com trilhas onde os visitantes podem conferir a agrofloresta e as plantas medicinais na propriedade. Com a construção do espaço do Sítio Escola ao lado da residência do casal, se tem uma ótima estrutura para momentos como rodas de conversa.
“Sob um céu azul anil
Nessa escola de beleza
Mora o Mestre Zé Artur
No salão da natureza
Tendo árvores como irmãs
Sobre um solo que verdeja”
Para agendar visitação segue os contatos:
WhastApp (88) 9 9715 5017
Instagram @zear_tur











0 comments:
Postar um comentário
Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!